O cantor e compositor Nonato Sanskey lança o primeiro EP de Samba Junino 50 anos, Nossa História é com Dendê

O cantor, compositor, produtor cultural e mestre de Samba Junino Nonato Sanskey, lança no dia 2 de Julho o EP Nossa História é com Dendê com nove faixas que serão distribuídas nas plataformas digitais, como Spotify, Soundcloud, Youtube, dentre outras.
O disco que já está em processo de produção, celebra os cinquenta anos de Samba Junino e vai contar com a participação de quatro grupos de Samba Junino de Salvador.
“Mesmo após momentos muito difíceis em função da pandemia do novo coronavírus e extrema dificuldade para toda cadeia produtiva, o Samba Junino está se reinventando mais uma vez nos moldes atuais para preservar e difundir essa manifestação que é nosso patrimônio. E este ano celebramos os cinquenta anos de Samba Junino, na mais que justo a gravação de um EP para fortalecer ainda mais a nossa cultura”, afirma Nonato Sanskey.
O lançamento do EP será no dia 2 de Julho para homenagear outra manifestação histórica e cultural da Bahia: os caboclos e caboclas. Além de Nonato Sanskey e Sambão da MUCUM’G, o disco também vai contar com as participações dos grupos Jaké, Fogueirão e Samba do Vai Kem Ké.
 “O samba junino foi o responsável pelo desenvolvimento dos principais grupos, cantores, compositores e músicas icônicas da cultura baiana, a exemplo de sucessos de Sarajane, Timbalada, E o Tchan, Ninha, dentre outros artistas e grupos, oriundos da manifestação cultural, nascida nos bairros da cidade”, acrescenta Sanskey.
O projeto  Samba Duro Junino em Movimento: 50 anos, edição e gravação de EP, foi contemplado pelo Prêmio Samba Junino Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador. Salvador Cidade da Música Desde 2016, Salvador conquistou o título oficial de Cidade da Música, da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A capital baiana foi a primeira cidade brasileira a se enquadrar na categoria Música, Rede da Unesco, e de lá pra cá vem criando cada vez mais ações e projetos que atinjam essa que é uma das maiores características culturais da cidade. O programa da UNESCO busca, por meio da cultura, estimular ações aos governos locais, para colocar a cultura como estratégia de desenvolvimento local. Não apenas no desenvolvimento econômico, mas que tenha efeitos práticos para a sociedade. É um conjunto com sete categorias e o programa parte do compromisso do governo local, de apresentar um programa de trabalho, que demonstra sua capacidade de executá-lo em benefício da sociedade.
Sobre o Samba Junino:
O samba junino representa uma expressão cultural genuinamente soteropolitana, marcado pela rítmica do samba duro, disseminada há pelo menos 50 anos em diversos bairros de Salvador. Os bairros tradicionais que realizam os festejos são Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Federação, Fazenda Garcia, Tororó, Nordeste de Amaralina, Liberdade, dentre outros. Em fevereiro de 2018, o Samba Junino foi reconhecido como Patrimônio Imaterial de Salvador e em 2020 entrou no calendário oficial de eventos da capital baiana, sendo comemorado no dia 17 de abril.
Sobre Nonato Sankey e Sambão Mucum’G
Cantor, compositor, músico e intérprete começou a se relacionar com a música ainda na infância através da Banda Mirim do Olodum, já participou de diversos arrastões musicais de Samba Junino além de se apresentar com Levada Louca, É o Tchan e Chiclete com Banana. Em 2000 criou o movimento de unificação cultural e miscigenação global (Mucum’G) de valorização da cultura baiana e afrodescendente.