O porquê: milhares de baianos não votarão

Jolivaldo Freitas*

Diz lá o Tribunal Superior Eleitoral que a Bahia foi o que teve mais títulos cancelados por falta de recadastramento biométrico. Exatos 586.333, o que foi ratificado pelos juízes do STF. São Paulo que tem, digamos, o dobro de eleitores ficou em segundo lugar. Olha que este é o maior estado do Brasil, com mais demanda de zonas eleitorais e o seu Tribunal Regional Eleitoral com mais trabalho e demandas que qualquer outro do país, até mais que uma Venezuela, um Paraguai ou um Chile inteiro.

Então deve-se perguntar o porquê de tantos baianos terem ficados de fora destas eleições conturbadas – em que parece até melhor ficar de soslaio até a hora do voto, do que botar a cabeça para levar porrada de todos os lados, de cima e de baixo – e porque mais uma vez a Bahia se destaca negativamente.

Com certeza alguma coisa deu errado com  a estratégia, as ações, o trabalho, o planejamento, as iniciativas e o saber fazer do nosso Tribunal Regional Eleitoral. Acho que o pessoal do TRE tem uma verve maravilhosa. Seu representante maior é midiático. Sabe falar. Fez mídia training com,certeza; olha para a câmera enquanto fala, oferece o melhor ângulo, fala na velocidade certa para o repórter, mas na verdade tece uma teia de aranha australiana que se prolonga, enreda, mas que não vai para lugar nenhum.

O que se viu durante todo o tempo em que se ofertou aos baianos fazer a miséria do registro lá do dedo (lá nele) como tal de biométrico, foram filas imensas, gente tomando sol na careca, chuva na chapinha, vento estragando a escova progressiva e depois de acordar de madrugada, chegar na hora e não ter mais como se cadastrar. E quem pode voltar no dia seguinte se deixou o trabalho e sem atestado (ou mesmo com atestado) o patrão vaio mandar embora, dar um pito, puxar as orelhas e deixar claro que se faltar mais um dia tem mais de mil esperando a vaga?

Entre perder o emprego, perder o médico, perder a viagem, deixar de tomar conta do filho, cuidar da casa, cuidar da empresa, dar uma, pois adiada é perdida, tratar das agruras da vida e pegar filas de quilômetros para votar – num, eleição conturbada em que parece ser melhor ficar escondido até a hora certa de dar o bote do que levar porrada de todo lado, repito – num Cão desses que nos oferecem os partidos – ou deixar para depois para ver o que acontece, qual o melhor?

Posso até estar sendo injusto com do pessoal do Tê Rê E – cadê Sizaltina? Se aposentou? Ela parecia ter sempre uma solução – e já vou mi adiscurpandu, pois não entende de tribunais (a não ser que me levem sob vara (lá nele), mas acho que faltou organizar, estruturar melhor, abrir frentes e mais frentes, chamar mais gente, fazer como nas eleições em que o cara é obrigado a ser mesário e ir atender ao público; era para ter criado um posto avançado na Fonte Nova, outro na feira semanal do Quijingue e de Santo Estêvão. Levar caminhões para Coaraci e para Jeremoabo, fazer convênios com as igrejas católicas e evangélicas, chamar a Marinha, o Exército e a Aeronáutica, pedir que Irmã Dulce fizesse um milagre ou que o presidente do TRE calçasse as sandálias da humildade, pedisse ajuda ao TSE, ao governador, ao prefeito ou subisse a Ladeira do Bonfim de joelhos pedindo adjutório ao Senhor do Bonfim, que louvado seja; ou a Iansã, Êparrei!.

Agora é tarde e sabe o que você vai fazer com seu voto? Que é isso companheiro? Si arrespeiti.

*Jornalista e escritor: Jolivaldo.freitas@yahoo.com.br

23 COMENTÁRIOS

  1. I leave a leave a response when I appreciate a post
    on a site or if I have something to contribute to the conversation. Usually it
    is triggered by the passion displayed in the article I read.
    And on this post O porquê: milhares de baianos não votarão – Notícias da Bahia.

    I was actually excited enough to post a comment 😉 I do have some questions for you if you tend not to mind.
    Is it only me or does it look like like some of these comments appear as if they are left by brain dead individuals?
    😛 And, if you are posting on other social sites,
    I would like to follow you. Would you make a list
    every one of all your shared pages like your twitter feed, Facebook
    page or linkedin profile?

    Feel free to surf to my website http://www.anapapansion.ru

  2. Hiya! Quick question that’s entirely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?
    My website looks weird when browsing from my iphone.
    I’m trying to find a theme or plugin that might be able to correct this problem.
    If you have any recommendations, please share.
    Many thanks!

    Take a look at my web page newsdiffs.org

  3. Good day! I could have sworn I’ve visited your blog before but after looking at many of the articles I realized it’s new to me.

    Nonetheless, I’m certainly happy I found it and I’ll be bookmarking it
    and checking back often!

    My web blog – http://transactioncenter.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=forum.yawfle.com%2Findex.php%3Faction%3Dprofile%3Bu%3D49338

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui