Por Confraria do NB – Foto Mateus Pereira/GOVBA

Termômetro da Lavagem do Bonfim

Como se diz na Bahia, “o ano só começa depois da Lavagem do Bonfim”. E assim milhares de pessoas tomaram as ruas do centro de Salvador para participarem da tradicional Lavagem do Bonfim. Da Igreja de Nossa Senhora Conceição da Praia até a Basílica do Bonfim, são 8km de caminhada debaixo de um sol escaldante. “Quem tem fé vai a pé”, também dizem isso aqui pela sagrada terra de ‘São’ Salvador. A pé sob um sol escaldante e uma disputa por aglomerações políticas delirantes. Na cabeça da politicagem festas como Bonfim, Iemanjá e 2 de Julho servem para mostrar sua força, engajamento ou mostrar que é o nome do desejo do povo. Os políticos ainda acreditam que essa imagem construída com suas militâncias gritando seus nomes euforicamente, vende?

Termômetro da Lavagem do Bonfim II

Se realmente vende, então realmente o povo continua como em décadas passadas, da direita para esquerda, vive de pão e circo e rindo feito besta quadrada. Mas esta Confraria suspeita que esta realidade, funcione como eles pensam. Nada contra os pé-de-palanque. Mas é patético ver certas figuras berrando nomes de políticos e batendo palmas parecendo que estão batendo roupa nas pedras. Não é mico porque respeitamos os bichinhos. Entra ano e sai ano e a Lavagem do Bonfim está cada vez mais quente. Tanto pelo calor imenso das altas temperaturas deste divino sol de rachar, quanto pelas disputas políticas para mostrar quem grita mais alto com sua panela de falsa pressão. Feio! Pois tira o brilho religioso da festa e revela que os políticos só se importam com a tradição da boca pra fora nas entrevistas. Toda regra tem exceção. E na Bahia a exceção da regra é tão raro quanto uma sombra na caminhada até o Bonfim.

“Touro de bronze”

Quem curtiu, curtiu, quem não foi e não curtiu, não sofreu nos lotados e malafrojados ônibus que estavam disponíveis para o público no Bonfim. Depois de encarar todo cortejo tomando muito sol na cabeça, o povo que precisou de um buzu para se deslocar para casa ou para os seus carros estacionados no início da festa na região do Pelourinho, se deparou com uma verdadeira tortura nos “touros de bronze” de rodas. Isso poucos meses depois do prefeito Bruno Reis (UB), conseguir aprovação da Câmara Municipal de Salvador (CMS), presidida por Carlos Muniz (PSDB), liberar mais de R$ 200 milhões em subsídios para empresas que operam o serviço de transporte público na capital baiana. Zero, zero era o número de ônibus disponíveis com ar-condicionado para enfrentar um engarrafamento que durou horas para quem queria sair da região. Agora nos resta saber quem é o Fálaris da história. O prefeito que vai dar R$ 205 milhões para empresários do buzu e Não tá vendo o quanto sofre o povo nesses carros? A Câmara que aprovou o subsídio? Ou os empresários que não colocaram ônibus com ar-condicionado pro povo?

Refresco dos Bombeiros

É tanta lavagem nesta coluna de hoje que estamos com medo de molhar seu celular. Mas lá vai mais uma. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia realmente deu um banho de água fria em quem caminhava pelo trajeto da Lavagem do Bonfim. Como foi refrescante cada gota d’água. Como sempre, salvando vidas. Aos bombeiros atuantes no refresco, nosso muitíssimo obrigado!

Corrida maluca na festa sagrada

Um membro desta Confraria participando do cortejo se deparou com uma cena digamos assim, um comportamento medíocre de militantes ou apenas contratados para estar lá fazendo barulho, do Partido Comunista Brasileiro, o PCdoB. Num certo momento de engarrafamento causado pelos vendedores ambulantes (e viva os ambulantes que nos salvam com suas vendas) o grupo do PCdoB foi ultrapassado por membros do outro partido que não queremos expor o nome pra picuinha não bater do lado inocente da história. Eis que uma importante figura deste partido caminhando tranquilamente com sua trupe, foi pressionado para lateral para sofrer uma ultrapassagem que na moral lei da ordem, foi imprudente, para tomar a dianteira e seguir com seu carro de som desregulado e alguém cantando belas canções que são verdadeiros hinos de várias militância, totalmente desafinado. E assim que tomou a dianteira a turma do PCdoB pisou no freio e desaceleradamente seguiu o cortejo. O que é isso companheirada? O partido está cada vez mais pequeno. Mas não se comportem como tal, pois o PCdoB tem uma gigante história na luta por direitos e democracia neste país.

Quem monitorou?

Uma nota da Prefeitura de Salvador informou que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) intensificará a fiscalização no circuito da festa, com o objetivo de combater a poluição sonora, orientar os bares sobre a proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro e coibir a ocupação de marquises e atividades irregulares. Além disso, fiscalizar a publicidade irregular e proteção às marcas patrocinadoras. Olha o que tinha de gente consumindo long neck da Heineken não cabe num livro. Vai ver quem deveria monitorar estava tomando uma.

Partido da Polícia Militar Brasileira

A Polícia Militar de São Paulo prendeu 25 pessoas que manifestavam contra reajuste da tarifa do transporte público da capital paulista. Essa é a mesma polícia que pousava para selfies com pessoas que cometiam o crime de pedir intervenção militar. Pois, o artigo 142 da Constituição Federal diz: “As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. Porém, a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados emitiu parecer em 4 de junho de 2020 esclarecendo que o artigo 142 da Constituição Federal não autoriza uma intervenção militar a pretexto de “restaurar a ordem”. “Não existe país democrático do mundo em que o Direito tenha deixado às Forças Armadas a função de mediar conflitos entre os Poderes constitucionais ou de dar a última palavra sobre o significado do texto constitucional”, diz o documento. Por tanto, as Polícias Militares do Brasil são de fato comprovado em seus comportamentos que são partidos políticos e que tem lado conservador da história. Abraça, beija e tira foto com manifestantes prós e ataca com cassetetes, bombas de gás, tiros de borrachas e prende os contra. Isso inclui até professores que lutam por melhorias na categoria. Jamais esqueceremos abri de 2015 em Curitiba.

Boa sorte Bahia/Lindsay 

Na cena esportiva, o Bahia testemunha um marco notável com Lindsay Camila, a primeira treinadora a liderar o time feminino do Esquadrão de Aço. Sua determinação e expertise não apenas quebram barreiras, mas redefinem padrões no universo do futebol. A liderança de Lindsay não só fortalece o desempenho da equipe, mas também inspira uma nova geração de talentos femininos a trilhar caminhos. No gramado, ela é mais do que uma treinadora – é uma pioneira que abre portas para um futuro mais inclusivo e vibrante no esporte. Lindsay foi a primeira treinadora brasileira campeã da Libertadores com o time da Ferroviária em 2021. A Confraria do NB deseja sucesso!