Por Redação – Foto Divulgação

 

Com 96% da infraestrutura instalada, a primeira etapa da obra de implantação do sistema que vai coletar, transportar e tratar o esgoto doméstico de 30% dos domicílios da sede de Senhor do Bonfim está em fase de conclusão. O investimento é da ordem de R$ 83 milhões, com recursos próprios da Embasa e financiados junto ao BNDES, e garante o acesso ao serviço de esgotamento sanitário para os habitantes dos bairros Tomaz Guimarães, Centro, Marista, Mutirão, Derba, Vicente, Alto da Maravilha e Olaria.

Dos 5.089 pontos de acesso dos imóveis à rede pública coletora de esgoto, já foram instalados 4.900 dos quais 1.200 foram implantados juntamente com a ligação interna do domicílio à rede, em áreas de baixa renda e interesse social. O esgoto dessas 1.200 ligações está sendo coletado e transportado, desde junho do ano passado, para a estação de tratamento de esgoto que foi implantada pela obra.

“O serviço social da obra também está notificando os moradores de áreas onde os pontos de ligação dos imóveis já estão acessíveis para que instalem a tubulação interna que direciona o esgoto do domicílio à rede pública coletora. Essa é uma forma de dar funcionalidade à infraestrutura que já foi executada e garantir, no menor tempo possível, o benefício da prestação do serviço no município”, explica o engenheiro fiscal da obra, Álcio Belo.

A prestação do serviço de esgotamento sanitário na sede de Senhor do Bonfim, além de promover saúde pública nas áreas atendidas, por evitar a proliferação de doenças veiculadas a partir dos esgotos, também contribui para a despoluição da bacia do rio Itapicuru e a qualidade ambiental do ambiente urbano do município.