Neste sábado (5), uma delegação russa de alto nível chegou à capital venezuelana para uma missão de observação nas próximas eleições parlamentares, disse a embaixada russa em Caracas à Sputnik.

As eleições para a Assembleia Nacional da Venezuela estão marcadas para ocorrer no domingo (6).

“Uma delegação russa de alto nível, composta por representantes da liderança da Duma de Estado [câmara baixa russa], o Comitê de Assuntos Internacionais do Conselho da Federação [câmara alta], vice-chefes e membros de vários comitês de ambas as casas parlamentares e do Ministério das Relações Exteriores, chegou a Caracas. O objetivo da visita é observar as eleições para a Assembleia Nacional da Venezuela”, disse a embaixada.

Líder opositor venezuelano, Juan Guaidó, durante ato de campanha em Caracas, Venezuela, 24 de novembro de 2020
© REUTERS / MANAURE QUINTERO Líder opositor venezuelano, Juan Guaidó, durante ato de campanha em Caracas, Venezuela, 24 de novembro de 2020

A agenda da delegação russa inclui visitas ao Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela e um encontro com seu presidente, bem como atividades em sedes de campanha de vários partidos e assembleias de voto.

“A participação de observadores russos no processo eleitoral venezuelano tem sido regular recentemente, o que tem contribuído para o fortalecimento dos assuntos interparlamentares e bilaterais”, acrescentou a embaixada.

O bloco de oposição venezuelano de Juan Guaidó, ex-membro da Assembleia Nacional e líder oposicionista que fracassou na tentativa de derrubar o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, se recusou a participar das eleições. Um total de 107 partidos políticos e alianças estarão concorrendo na votação.

 

Fonte: Sputnik Brasil