Fotos: Tarcilo Santana

Cerca de 300 estudantes, entre jovens, adultos e alguns da terceira idade de 21 escolas municipais vão dar um colorido especial ao pátio da Secretaria Municipal de Educação este sábado, a partir da 14:00. Eles participam da segunda edição do projeto EJA em Foco, que oferece palestras, oficinas, exposições e atividades socioeducativas e culturais.

O evento segue até as 17h30, sob a coordenação da equipe técnica da Educação de Jovens e Adultos, professores e gestores das escolas. Cerca de 70 profissionais vão orientando as atividades.

O projeto, que surgiu a partir das demandas apresentadas pelos professores da EJA em encontros formativos de 2017, tem o objetivo de dar visibilidade às produções destes estudantes. “O EJA em Foco valoriza as produções dos alunos, feitas e apresentadas durante as aulas, e também lhes proporcionar uma educação integral, na qual eles possam exercer sua cidadania”, defende a professora Marly Damasceno, técnica da Divisão de Jovens e Adultos da Seduc.

A professora conta que desde sua concepção, o projeto superou a expectativa dos organizadores. “Ao final do primeiro evento, algumas estudantes idosas relataram sua satisfação em poder participar de um evento assim pela primeira vez e vários jovens marcaram presença na oficina de tecnologia. Então tivemos um resultado muito positivo”, relata Marli.

Neste encontro, várias novas oficinas vão ser oferecidas aos alunos, dentre elas, uma sobre o sistema analógico e digital das emissoras de TV, que estará a cargo de uma equipe da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia/Globo em Feira de Santana. Nela, os estudantes vão aprender sobre as mudanças proporcionadas pela nova tecnologia de transmissão do conteúdo televiso. No final, será sorteado um conversor de sinal digital.

Também serão oferecidas oficinas de maquiagem, turbante, cuidados com as mãos, cortes de cabelo masculino e feminino, orientação nutricional, aferição de pressão arterial e testes de glicemia; haverá ainda apresentações da Escola de Dança Condança, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e atendimento ao cliente.

Texto: Divulgação