Por Confraria do NB – Foto Roque de Sá/Agência Senado
Oh Coronel
Em 2022 o PP seria o divisor de águas da campanha eleitoral. Um pé do tripé. Desembarcou do governo e colou com ACM Neto. Não deu certo. O governo continuou. Agora o nome da vez é do senador Ângelo Coronel (PSD). Com direito a reeleição para o Senado, Coronel vê seu posto ameaçado pelo jogo do PT. O mesmo jogo, como bem lembrou a jornalista Cíntia Kelly, que tirou a então senadora Lídice da Mata do Senado. Coronel vem dando sinais que não será barato. Aqui e acolá, anda conversando com grandes prefeitos aliados de ACM Neto. Na ALBA, Coronel também anda liderando um punhado de parlamentares. Uma fonte do núcleo duro do PT revelou para esta Confraria que o confiável senador Otto é quem vai bater o martelo do seu partido lá na frente. A fonte também disse que Otto pode pedir a vaga de vice-governador para Otto Filho. Lugar hoje ocupado por Geraldo Júnior, que pode migrar pro legislativo estadual ou federal. No final, a fonte do PT também disse “Coronel está sendo Coronel”.
Jornada de trabalho 6×1
Enfim, o Congresso se comporta como um Congresso progressista. O tema do momento é a jornada de trabalho do brasileiro que atualmente são seis dias de correria e um de folga. Em sua maioria no domingo. Dia que você fica na dúvida se arruma a casa, curte um lazer ou descansa para iniciar a jornada no dia seguinte. E não demorou, claro, para surgir aqueles que torcem para que o povo sempre fique na mesma “desgraça”. Só pode! Toda vez que se pensa em discutir melhorias para o trabalhador surgem aqueles que alegam que a economia vai quebrar. Quem vai pagar a conta é o empresário. Alexandre Schwarrtsman, ex-diretor do BC que teve a indecência de dizer que o Congresso errou em garantir direitos para empregadas domésticas. Pois para ele, antes tinha mais domésticas trabalhando e após a conquista, tem menos. Num país sério o empregador tem visão dignamente humana dos seus funcionários. Num país sério. Brasil é outra história.
Jornada de trabalho 6×1
O mais triste ainda é ver jornalistas, âncoras de telejornais, defendendo esta tese. Retransmitindo esse burro e arcaico pensamento para milhões de pobres trabalhadores que com suas mentes cansadas de um dia de porrada de trabalho, quis dizer jornada, recebe essa informação e com seu pocuo conhecimento da causa, acaba cansadamente acreditando que ter direitos é ruim. Conheça alguns países que tem jornadas de trabalho reduzida se comparada ao Brasil; Holanda (31,6), Canadá (32,1 horas), Austrália (32,3), Nova Zelândia (33), Noruega (33,7), Dinamarca (33, 9), Alemanha (34,2) e França (35). Esses críticos da redução da jornada de trabalho anualmente visitam um desses países e voltam encantados com o desenvolvimento humano desses lugares. Na cabeça dessa gente é mágica de Potter e não medidas como a proposta da PEC 6×1 que evoluíram essas sociedades.
A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp.
Jogador de elite
Rumores de uma possível saída do secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, da frente da pasta. Curvello é um Messi da comunicação. Joga muito no setor. E tem marcado muitos golaços desde que assumiu a posição no governo. Mas todo craque, depois de muito tempo entrando no mesmo gramado, uma hora, cansa. Não do que faz. Mas sim para “quem” faz. Se de fato vai para Brasília como especulam, melhor para o governo federal. Lula vai ganhar um bom jogador na equipe. Precisa e muito melhorar a comunicação no Planalto. Porque o negócio lá em Brasília tá feio e o de Lula tá no meio. Jerônimo perde um líder do time. Ninguém é insubstituível. Mas é difícil arrumar craques que chamem para si a responsabilidade do time e resolva a questão. Olha o Bahia aí nadando em dinheiro do City e se afogando em campo. Se for verdade, boa sorte para Curvello e boa sorte para quem chega. No caos, Ferraro, como também expeculam. O que não pode é faltar comunicação. Quando uma das partes não dialoga a coisa desanda. Planalto se tornou exemplo disso.
“Honrada” força de segurança
Duas situações chamaram nossa atenção nesta semana. Um detento, condenado por homicídio, desce da viatura sem algemas e entra num shopping na Serra, Grande Vitória (ES), acompanhado de dois policiais militares e, simplesmente, almoça no shopping acompanhado dos PMS. A outra situação foi em SP quando mais de vinte viaturas da Polícia Militar foram deslocadas para uma manifestação pacífica de estudantes que protestavam contra a demissão de 19 professores da escola. Como acreditar uma política pública de segurança onde agentes de segurança almoça em shopping com um detento e outras dezenas de policiais cercam e prendem estudantes que manifestavam por educação?
A lenda humana
Retornou aos ringues na última sexta-feira (15) a lenda do boxe, Mike Tyson. Dono de um dos socos mais pesados da luta, Tyson com seus 58 anos parecia estar em forma com seus músculos bem trabalhados pelo corpo. Mas o rosto não nega, amigo. A idade chegou. E como um humano, não simples, claro, Tyson sentiu a pressão do tempo ao enfrentar o jovem de Jake Paul, com apenas 27 anos. No auge de uma energia vital. Sem muita experiência de luta, Paul venceu Tyson por pontos após 8 rounds de luta. Tyson realmente é um iron com 58 anos para aguentar 8 rounds contra um jovem de 27 anos. No início deu umas balançadas no bom estilo do antigo lutador. Mas depois cansou. Normal. Para muitos, Tyson pagou um grande mico. Para mim, Tyson só tinha um objetivo. Colocar no bolso muita grana. E isso ele fez. Especula-se que Mike Tyson embolsou mais de 20 milhões de dólares. 115,4 milhões na moeda brasileira. É como eu disse outra vez, até eu queria estar no lugar de Kleber Bambam para receber os golpes de Popó, cair em 36 segundos e embolsar mais de 5 milhões de reais. O jogo é esse.
Prêmio Abapa de Jornalismo
Nesta semana a Associação Baiana dos Produtores de Algodão, em parceria com Associação Baiana de Imprensa, Fenaj, Sinjorba e Secom, premiou profissionais e estudantes de comunicação que através do jornalismo mostraram a realidade dos agricultores rurais que vivem do plantio desta matéria-prima versátil, utilizada em diversas indústrias e aplicações. Um membro da Confraria do Notícias da Bahia esteve presente na festa e ficou encantado com a vibração e trabalhos apresentados pelos jovens estudantes de jornalismo que foram vitoriosos na noite. Aliás, todos os presentes foram vitoriosos por estarem ali. Mas alguns conquistaram prêmios. Entre um discurso e outro, ficou a certeza de que o futuro da categoria é promissor. Iniciativas como o da Abapa alento para velha guarda da imprensa que teme que o futuro do jornalismo seja o Chat-GPT. Que venham mais edições do prêmio e mão na massa meninada.
Esquerdoida
Esta semana fomos pegos de surpresa com um lamentável ataque terrorista em Brasília. Infelizmente com perturbadores ideais bolsonaristas, um homem se explodiu em frente a estátua da Justiça na frente da sede do Supremo Tribunal Federal. Sim, ideais perturbadores como revelaram as mensagens do homem e como também revelou seu irmão e sua ex-companheira. O próprio bolsonarismo precisa urgentemente discutir seus modos operacionais, pois estão criando monstros que não vão conseguir controlar lá na frente. Para além disto, outro fator que nos chocou foi a forma como grande parte da militância digital da esquerda zombou do acontecido. Não é desse jeito que vamos conquistar parte “neutra” da sociedade. Desse jeito só estamos nos tornando os monstros que combatemos. Simples e verdadeiramente assim. Devemos sim condenar o terrorismo. Mas com respeito a vida do pobre coitado que foi iludido por ideais fascistas. Esta zombaria pode encher de ódio os corações dos familiares da vítima. Ódio este que pode se voltar contra os esquerdoidos. Mas este é só mais um grande erro dentre tantos erros que a esquerda vem cometendo ultimamente. Fica o alerta. Eu sempre vou preferir rosas ao invés de canhões.