Grupo que já colaborou com nomes como Michael Jackson, Jimmy Cliff e Paul Simon apresenta parceria inédita com a marca para exaltar o carnaval como movimento de identidade nacional

São Paulo, fevereiro de 2022 — “O Pelourinho é o território da nossa identidade, é ele quem nos alimenta, espiritual e culturalmente, e nos dá força para continuar produzindo cultura e lutando contra as desigualdades em geral”, diz Marcelo Gentil, vice-presidente do Olodum, sobre a simbologia que atravessa a ambientação do novo videoclipe do grupo, para o single “Siga a Música”. Em parceria com a Rider na coleção #Papetou, o conjunto baiano, que há mais de 40 anos marca a história da música mundial, carnavaliza no cenário onde nasceu, enquanto entoam versos que passeiam pela riqueza de significados que a data traz e convidam o público a “papetear” pelo feriadão (assista aqui).

A energia do carnaval, com o alto astral afiado, costura a produção dirigida por Juh Almeida. Os figurinos, assim como as papetes da coleção da marca, seguem uma cartela multicolorida para refletir a intensidade do ânimo que a data desperta, com tons dos mais diversos, sempre em alto contraste. Mesclando signos da data, a composição visual é resultado de uma percepção sobre o carnaval que tem várias camadas de profundidade, uma vez que o fio condutor dessa história que o Olodum e a Rider contam é um olhar que traz esse momento do calendário como ponto de partida de movimentos culturais e de identidade brasileira.

“O carnaval foi trazido ao Brasil pelos portugueses em forma de entrudo, que eram bailes para as elites, em espaços fechados e, rapidamente, foi apropriado pelas pessoas comuns, principalmente pelas populações negras que faziam as suas festas nas ruas”, conta Marcelo, reforçando um dos principais signos que a data passou a ter, a veia democrática. Esse é um dos pilares do videoclipe de “Siga a Música”, que “transporta para o filme o desejo e a conexão das pessoas com o carnaval, mesmo sem o acontecimento da festa”, segundo a coordenadora de eventos e projetos especiais do Olodum, Rita Castro.

Somado ao registro audiovisual, a composição lírica entrega a naturalidade com que a parceria se desenvolveu, ao unir o universo da banda e da marca no refrão, onde o nome da coleção da Rider, #Papetou, aparece como um “grito de guerra” que sintetiza a euforia da folia carnavalesca. Essa espontaneidade se deve ao fato de que tanto o grupo quanto a marca dialogam com a essência da brasilidade. “O Olodum e a Rider estão presentes em várias gerações, na cultura, nos esportes e no nosso dia a dia, com responsabilidade social e de forma ativa. Essa linguagem da diversidade, da criatividade e da alegria, traduz o pensamento positivo, do amor à vida — algo necessário neste momento global e que conseguimos trazer neste trabalho”, conclui João Jorge, presidente do Olodum.

Todas as papetes que acompanham a folia do registro audiovisual — além de outros modelos que compõem a coleção #Papetou completa —, já estão disponíveis na loja oficial da Rider (acesse aqui). Além dos calçados, a marca ainda conta com combos de compra que trazem bandanas da coleção.

Ficha técnica (Música)

TÍTULO DA MÚSICA: Siga a Música

DURAÇÃO: 03min

AUTORES: Mateus Vidal

Co-Criação: Rider e Noix

PRODUÇÃO MUSICAL: Elpidio Bastos

COCRIAÇÃO: Rita Castro, Vanusa Santana

DIREÇÃO MUSICAL: Elpídio Bastos

VOZ: Mateus Vidal

CÔROS: Elpidio Bastos, Lazinho, Lucas Di Fiori,

TRÊS SURDOS: Gel

DOBRAS: Gilmário Marques

REPIQUES: Mestre Memeu, Andreia Reis, Arayê.

TAROL: Andreia Reis

TIMBAL 1: Arayê

TIMBAL 2: Andreia Reis

XEQUERÊ: Arayê

BAIXO: Elpídio Bastos

GUITARRA: Marcos Gordo

TECLADOS: Bruno Mut

TÉCNICO DE GRAVAÇÃO: Apu Tude

ASSISTENTE DE ESTÚDIO: Pinguim

MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO: Apu Tude

Gravado nos dia 20 de janeiro no estúdio WR Bahia.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: João Jorge Rodrigues, Jorginho Rodrigues, Rita Castro, Vanusa

Santana.

PRODUÇÃO TÉCNICA: Paulo Marques

ROADIE: Pinguim

Sobre Rider

A Rider foi criada em 1986 pela Grendene, uma das maiores potências da indústria calçadista nacional, e rapidamente seus produtos de design inovador se tornaram sucesso no Brasil e no mundo. A Rider incentiva as manifestações criativas do design, moda e cultura, através das conexões entre pessoas, ideias e atitudes. www.rider.com.br | @rideroficial