Por Redação – Foto Reuters

 

A Organização das Nações Unidas lamentou a retomada das operações militares em Gaza, descrevendo as hostilidades como “catastróficas” e pedindo às partes que garantam a manutenção de um cessar-fogo duradouro.

Aviões de guerra israelenses retomaram os bombardeios em Gaza, fazendo com que os civis palestinos fugissem em busca de abrigo após o colapso de uma trégua de uma semana que acabou sem nenhum acordo para prorrogá-la.

“A retomada das hostilidades em Gaza é catastrófica”, disse Volker Turk, alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

“Peço a todas as partes e aos Estados com influência sobre elas que redobrem os esforços, imediatamente, para garantir um cessar-fogo – por motivos humanitários e de direitos humanos.”

Em um post na plataforma de mídia social X, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que lamenta a retomada das hostilidades e espera que uma nova pausa possa ser estabelecida.

“O retorno às hostilidades só mostra como é importante ter um verdadeiro cessar-fogo humanitário”, afirmou ele.

Apelando por um cessar-fogo duradouro, o Unicef descreveu a inação em Gaza como “uma aprovação da matança de crianças”.

“Um cessar-fogo duradouro precisa ser implementado”, disse James Elder, porta-voz do Unicef, aos repórteres por meio de um link de vídeo de Gaza.

“A inação, em sua essência, é uma aprovação da matança de crianças…. É imprudente pensar que mais ataques contra o povo de Gaza levarão a algo diferente de carnificina.”