Foi deflagrada, nesta quinta (12), pelo Ministério Público da Bahia, com apoio da Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia  (Detran-Ba), uma operação de combate ao esquema criminoso que atuava no órgão. Segundo as investigações, o esquema consistia na apropriação indevida para posterior comercialização de carros pertencentes às locadoras de veículos, com envolvimento de ex-servidores. Batizada de “Fake Rent”, a operação está em andamento através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), com apoio dos Gaeco dos estados de Alagoas, Goiás e Sergipe, das Policias Civil e Militar baianas, e da Polícia Rodoviária Federal-Ba.
Um homem foi preso por estelionato no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, e o prejuízo estimado pelas investigações supera R$ 10 milhões pela subtração de 100 veículos, a maioria de luxo. A ação se estende para as cidades de Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Simões Filho, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e na cidade de Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Foram cumpridos três mandados de prisão e 21 de busca e apreensão.
O Detran-Ba acompanha a operação através da Corregedoria do órgão, iniciando investigação preliminar em 2019, com a prisão em flagrante de estelionatários, que utilizavam “laranjas” e despachantes, com participação de ex-servidores do órgão que inseriam dados falsos no sistema e exonerados  através dessa modalidade criminal. Estão sendo apurados crimes de associação criminosa, estelionato, falsidades documentais, inserção de dados falsos nos sistemas informáticos e corrupção ativa e passiva. Equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (Aexpj), e Coordenação de Operações Especiais (COE) apoiam as ações do Gaeco/MPBA Corregedoria/DETRAN-BA.
DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia