Por Redação – Foto Divulgação/CODECON

A Operação “Black Friday CODECON”, realizada nesta sexta-feira (29), pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor, autuou 12 estabelecimentos por publicidade enganosa. O valor da multa pode chegar a R$ 9 milhões.

A operação, realizada anualmente pelo órgão, possui duas fases, e foi deflagrada no dia 16 de outubro visando monitorar os preços dos produtos mais procurados, como celulares e eletrodomésticos.

Os autos foram emitidos após a constatação de que alguns produtos estavam com preços mais altos durante a ação promocional, embora fossem sinalizados com adesivos de desconto, o que viola as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Identificamos aumentos de até 15% nos preços dos mesmos produtos monitorados há mais de um mês, que estavam sendo anunciados como promocionais. Trata-se de uma tentativa de enganar o consumidor para obter vantagem indevida. Autuamos os estabelecimentos e exigimos a correção imediata das etiquetas”, afirmou Talita Vilarinho, diretora-geral da CODECON.

Os agentes de fiscalização atuaram de forma intensiva em toda a cidade, verificando os produtos monitorados e atendendo às denúncias recebidas. Durante a segunda fase da operação, os agentes compararam os preços para garantir que os produtos com adesivos promocionais realmente apresentassem descontos.

Além disso, verificaram a correta exposição dos preços, a higiene dos estabelecimentos, o cumprimento das ofertas e o atendimento às demais normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os consumidores podem acionar o órgão municipal através do aplicativo “Codecon Mobile”, pelo site do CODECON pelo Portal Salvador Digital ou pela Central Telefônica 156.

A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados, na Rua Chile, n.º 3, Centro.

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