A iniciativa, que possui plataforma online, conecta doadores ao grupo

A Bahia é o segundo estado do Nordeste com maior número de infectados pelo COVID-19, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Diante desta realidade, ONGs, empreendedores sociais, pessoas físicas e empresas sem vínculo político criaram o ‘UniãoBA contra o Coronavírus’, inspirado no movimento nacional ‘UniãoBr, que já tem representatividade em seis estados do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. O objetivo é unir forças da sociedade civil e fortalecer o combate à crise humanitária em consequência da pandemia no estado, atuando, inicialmente, na distribuição de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza para pessoas em vulnerabilidade social.

As doações podem ser feitas através da plataforma www.salvadorcontracorona.org, canal online criado para facilitar a interação com os doadores, informar sobre as comunidades atendidas, possibilitar o cadastramento de organizações sem fins lucrativos que desejam ser beneficiadas pelo projeto e realizar a prestação de contas para a sociedade. Os interessados em colaborar podem escolher o valor da contribuição e realizar a operação através de depósito em conta bancária, cartão de crédito ou boleto, através de um sistema próprio de doações com toda segurança e privacidade.

“As ONGs estavam captando doações de forma individual e conseguiram abastecer alguns abrigos e comunidades de Salvador. Mas com o grupo, a intenção é unir forças e com um número expressivo de doações, que serão constantemente atualizados na plataforma online, conseguir impactar positivamente mais comunidades da capital baiana e do estado”, diz Nélio Chagas, integrante do movimento.

Em sua primeira fase, os recursos captados pelo UniãoBA serão utilizados para adquirir mantimentos para abastecer instituições e comunidades vulneráveis de Salvador e de Lauro de Freitas, mas a intenção é que com o crescimento das doações o movimento possa impactar também comunidades do interior da Bahia afetadas pelo coronavírus.

Na Bahia, estão à frente da iniciativa um conjunto de organizações da sociedade civil que atuam ativamente na expansão de projetos sociais, como o Instituto ProBem, as ONGs Liga do Bem, One Love For Kids, Seja Semente, Amor em Ação, Missão Solidária e Central Única das Favelas Bahia – CUFA Ba.

Todas as organizações envolvidas no movimento trabalham voluntariamente e sem qualquer remuneração. A gestão financeira, sem nenhuma margem de retenção, está sob responsabilidade do Instituto ProBem e Liga do Bem, representantes do movimento.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DOAÇÕES

1)    CAPTAÇÃO DE RECURSOS – as doações financeiras são feitas via plataforma online (www.salvadorcontracorona.org) com segurança, privacidade e transparência.

2)    NEGOCIAÇÃO PARA COMPRA DE INSUMOS – com o volume arrecadado, o movimento ‘União BA’ contra o Coronavirus’ faz a negociação e compra de insumos junto às indústrias e atacadistas.

3)    ENTREGA – a entrega dos produtos é feita para as Instituições previamente cadastradas na plataforma e comunidades em vulnerabilidade no estado da Bahia.

4)    DISTRIBUIÇÃO – a distribuição será realizada pelo movimento ‘UniãoBA’, composto por membros das organizações que se uniram para a formação do grupo, voluntários e entidades parceiras.

Interessados em ajudar de outra maneira podem entrar em contato por email: [email protected].

Camila Anjos

Assessora de Imprensa

[email protected]