Os palestinos intensificam as ações contra a anexação de Israel

Por Adalys Pilar Mireles Cairo, (Prensa Latina) O Secretário-Geral do movimento Al-Fatah no Egito, Mohamed Ghareeb, disse hoje que a liderança palestina está redobrando seus esforços na arena internacional para deter os planos de anexação israelense sob condições adversas pelo Covid-19.
A situação é extremamente difícil porque nosso povo está enfrentando uma ocupação racista violenta, bem como a pandemia que abalou o mundo, deixando milhares de mortos e profundas consequências econômicas, disse o líder ao Prensa Latina.

Ghareeb enfatizou que os líderes palestinos estão divididos em seus esforços para conter a propagação do novo coronavírus e obter todo o apoio possível para evitar que Israel anexe partes da Cisjordânia ocupada a seu território.

Estamos acompanhados pela vontade de lutar com todas as nossas forças com apoio popular, como evidenciado pelos protestos tanto na Faixa de Gaza quanto na Cisjordânia, acrescentou ele.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu ameaçou ‘dar início’ ao esquema expansionista em 1ú de julho, mas funcionários do governo mais tarde disseram que o chefe de governo está aguardando consultas com os Estados Unidos e uma declaração do presidente dos EUA, Donald Trump.

Este processo de implementação, conduzido pelo político de 70 anos contra todas as probabilidades, também foi enfrentado com discordância por especialistas na elaboração dos mapas que o apoiariam e alguma resistência do chefe da defesa, Benny Gantz.

O líder do partido Azul e Branco, que substituirá Netanyahu no cargo no próximo ano, sugere adiar o programa para dar prioridade agora à luta contra o Covid-19, num momento em que o país sofre com uma segunda onda.

A Autoridade Palestina (AP) rejeita categoricamente o plano que considera em consonância com o Acordo do Século apresentado em janeiro passado por Trump, sob o qual o povo árabe teria direito a uma autonomia limitada dentro de uma pátria descontínua (uma espécie de ilha rodeada de assentamentos judeus).

Além disso, ela declara Jerusalém, reivindicada por ambas as partes, como a capital indivisível de Israel, e deixa o cobiçado Vale do Jordão nas mãos de Tel Aviv.

A AP exige o estabelecimento de um Estado soberano, com fronteiras pré-1967, como solução para o conflito israelo-palestiniano de longa data.

Ao mesmo tempo, adverte que a anexação de qualquer parte da Cisjordânia destruiria a perspectiva de paz na região.

Ghareeb e outras vozes palestinas advertem que uma terceira intifada poderia ser desencadeada em resposta (a primeira ocorreu em 1987 e 2000).

Agora não podemos prever a extensão da raiva popular se Israel realmente trouxer sua desova para o rebanho, disse ele.

O representante do Movimento de Libertação Al-Fatah diz que tanto em Gaza como na Cisjordânia enfrentam duas epidemias juntas: a Covid-19 e a ameaça de anexação.

A chegada de outra onda da doença, mais grave e com maior velocidade de propagação, forçou a AP a retomar as restrições impostas em março, após o surto inicial.

Assim, instituiu novamente um toque de recolher noturno, fechou vilarejos, vilas, cidades onde detectou novas infecções, fechou temporariamente cafés, restaurantes, academias e locais de entretenimento, numa tentativa de reduzir o índice de contaminação.

Atualmente, os territórios sob a jurisdição da AP têm cerca de 6.000 casos ativos, mais de uma dúzia em terapia intensiva.

Particularmente preocupante é a situação na Faixa de Gaza, que é bloqueada e bombardeada por Tel Aviv, cuja frágil infraestrutura não poderia resistir a uma explosão em contágio.

É arriscado organizar uma marcha nas circunstâncias atuais, e muitos locais permanecem fechados como medida de precaução, disse Ghareeb.

Ativistas haviam pedido uma grande mobilização em Ramallah na terça-feira para demonstrar a rejeição do plano de anexação.

26 COMENTÁRIOS

  1. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I will definitely return.

  2. My partner and I stumbled over here coming from a different page and thought I should
    check things out. I like what I see so i am just following you.
    Look forward to finding out about your web page again.

    My web page :: Janice

  3. I beloved up to you’ll obtain performed right here. The caricature is tasteful, your authored material stylish.
    however, you command get got an impatience over that you want be
    turning in the following. sick indisputably come further formerly again as precisely the similar nearly a lot steadily within case you protect this
    increase.

    Here is my web-site mary-squba.s10.xrea.com

  4. I think that is one of the so much significant information for
    me. And i’m glad reading your article. But should statement on few general things, The
    web site taste is wonderful, the articles is actually
    excellent : D. Just right task, cheers

  5. May I simply just say what a comfort to find somebody who genuinely knows what they are discussing over the internet.

    You actually realize how to bring an issue to light
    and make it important. A lot more people really need to read this and understand
    this side of your story. It’s surprising you’re not more popular since you certainly have the gift.

  6. I’m not sure exactly why but this blog is loading very slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a problem on my end?

    I’ll check back later on and see if the problem still
    exists.

  7. hey there and thank you for your info ? I?ve definitely picked up anything new from right
    here. I did however expertise some technical points using this site, as I experienced to reload the website many times previous to I
    could get it to load properly. I had been wondering if
    your web hosting is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high-quality
    score if ads and marketing with Adwords. Well I
    am adding this RSS to my e-mail and could look out for a lot more of your respective fascinating content.

    Ensure that you update this again very soon..

    My page :: cobaltleaf.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui