A entrega da ponte sobre o Rio São Francisco, interligando os municípios de Barra e Xique-Xique foi considerada pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) como mais um importante empreendimento para interligar regiões e promover o desenvolvimento do estado com maior segurança e comodidade para quem trafega pelas regiões oeste e Chapada Diamantina. Para o parlamentar baiano, a obra vai diminuir a distância para quem atua com escoamento de produção, vai garantir segurança e ajudar no crescimento do turismo no interior. Ao lado do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT-BA), Assunção defendeu o processo de regionalização criado por Wagner e dado sequência por Rui.

“Foram dois governos fundamentais para que a Bahia tivesse estrutura em todas as regiões. Essa ponte, por exemplo, tem um quilômetro de extensão e fica na BA-160. Custou ao governo R$133 milhões, sendo um valor irrisório para benefício que ela trará para os baianos, produtores e todos que precisam circular pelo oeste, centro-norte, Vale do São Francisco e Chapada Diamantina. O equipamento vai aproximar diferentes áreas, facilitar a vida da população e contribuir para o desenvolvimento econômico da Bahia de forma exponencial”, revela Valmir. De acordo com o governo estadual, a obra vai beneficiar diretamente cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Ainda conforme a gestão do governador Rui Costa, outras obras de melhorias foram realizadas na BA-160 para receber a ponte, que integra o Sistema Viário BA-052. Foram recuperados 28 quilômetros de estrada, implantado baias de emergência e pontos de parada de ônibus, além de correções na geometria da rodovia e melhoria de acessos locais. Para Rui, a ponte não é apenas uma obra de concreto, é uma importante ligação entre duas regiões com forte vocação agrícola e também integra regiões com o norte da Bahia. “É um momento de alegria, investimentos que transformam a atividade econômica e transformam a vida das pessoas”, explicou o governador, após entregar o equipamento.

Para a construção da ponte entre Barra e Xique-Xique foram gerados cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador.

Ascom do deputado federal Valmir Assunção