O projeto de conscientização, conhecido mundialmente, foi criado na década de 90, e tem como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce da doença

O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres e com alta taxa de mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), “o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa o primeiro lugar”. Sendo assim, é importante entender os fatores que aumentam o risco e saber as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

O Outubro Rosa é muito importante para conscientização das mulheres em relação ao autocuidado. Durante todo o mês são realizadas ações com o intuito de que mais mulheres possam ter acesso à informações sobre a doença, e assim obter  diagnóstico precoce. A enfermeira de Educação em Saúde do Sesc Goiás, Lilia Moreira, orienta que “é importante as mulheres conhecerem seu corpo e saberem os sintomas e formas de prevenção”. Para saber mais, assista a entrevista completa no vídeo.

A profissional também listou alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de desenvolver o câncer de mama, são eles: obesidade, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, menarca antes dos 12 anos e menopausa tardia. “Se você se enquadra nos fatores de riscos citados é importante ficar em alerta. Como alguns fatores de risco são comportamentais, é importante haver mudança de hábitos para se ter uma melhor qualidade de vida”, alerta.

É importante lembrar que mulheres que apresentam algum dos fatores de risco não necessariamente irão desenvolver a doença, assim a ausência dos fatores de riscos não elimina a chance de tê-la.

O principais sintomas são:

  • Aparecimento de nódulo
  • Deformidades e/ou aumento da mama
  • Pele com aparência de casca de laranja
  • Presença de secreção líquida nos mamilos
  • Dor

É imprescindível que assim que surja algum sintoma, a mulher procure ajuda. O especialista que cuida dessa área é o mastologista. Quanto antes realizar o diagnóstico, mais positivo será o tratamento.

 

Prevenção e diagnóstico 

Quanto às formas de prevenção, é fundamental que as mulheres que se enquadram nos fatores de risco adquiram hábitos mais saudáveis, tais como ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Vale lembrar que a ingestão de alimentos gordurosos, consumo exagerado de bebida alcoólica e cigarro, somado a falta de atividade física, podem agravar o risco de ter câncer de mama.

Para identificar se há algo errado com as mamas é necessário que as mulheres adquiram o hábito de fazer o autoexame e a partir dos 40 anos é primordial a realização da mamografia periodicamente, segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia.

“O diagnóstico do câncer de mama é feito por meio de exames clínicos, onde são observados a presença de nódulos e aspectos diferentes da pele. Podem ser feitos por exames de imagem como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética”, esclarece a profissional. O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.

Ascom Sesc