Por Redação – Foto Divulgação/Agência Brasil

Para o ex-presidente do PT, José Genoino, a estratégia do governo de evitar confrontos e polarização tem custado popularidade. Em declaração ao podcast Três por Quatro, Genoino aponta para a queda de popularidade da nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em meio a um cenário político marcado pela polarização.

“O governo aplicou um programa de reconstrução e esqueceu de juntá-lo a um programa de transformação para viabilizar a melhoria das condições de vida, principalmente da população trabalhadora. Em segundo lugar, eu acho que o Lula, nos momentos que ele se posicionou à esquerda, faltou um respaldo político. Quando ele enfrentou por exemplo, à questão dos juros, quando ele está enfrentando agora a questão da Petrobras, como ele enfrentou a questão da política externa, faltou um respaldo político das bancadas da Câmara do Senado, do PT e dos partidos à esquerda e dos movimentos sociais. Portanto, eu acho que é possível reverter essa situação e, no meu modo de entender, é possível enfrentar pontos delicados. Além da renda e salário, que eu acho que é o problema principal, tem que enfrentar o problema dos preços, porque está incidindo sobre a cesta básica e as medidas que devem ser tomadas no plano da democracia. No meu modo de entender, um governo nas condições de crise tem que enfrentar, tem que polarizar, não adianta só negociar, tem que enfrentar, polarizar e dar sinais e visibilidade à plataforma popular”, disse Genoino.

Segundo os dados da pesquisa Genial/Quaest, a aprovação do governo apresentou uma queda de três pontos percentuais, passando de 54% em dezembro de 2023 para 51%. Paralelamente, a desaprovação da gestão aumentou de 43% para 46%.

De acordo com o cientista político Rudá Ricci, os números da pesquisa Genial/Quaest não revelam uma variação substancial nas avaliações. “Se considerarmos apenas o ápice da avaliação positiva, ocorrido em agosto do ano passado com 60%, a média é de 53%, o que não difere muito da última pesquisa”, explicou o convidado.

Contudo, o cientista político ressalta que “a pesquisa Quaest indica algo muito importante, que o bolsonarismo continua sabendo como mobilizar e motivar a sua base”.

Outro levantamento, realizado pelo instituto IPEC, revelou os seguintes percentuais de avaliação do governo Lula 3: 33% consideraram “ótimo”, 33% “regular” e 32% “ruim”. Os resultados se assemelham ao levantamento da AtlasIntel, no qual a avaliação positiva caiu de 52% para 47%, enquanto a desaprovação subiu de 43% para 46%.

Para Genoíno as pesquisas representam um alerta. Mas segundo o petista, não são “o fim do mundo”.