O Paraguai reabrirá nesta quinta-feira (15), por algumas horas, a Ponte da Amizade, que liga Ciudad del Este a Foz do Iguaçu e estava fechada desde março por causa da COVID-19.

A confirmação foi feita nesta quarta-feira (14) pela diretora-geral de Migrações do governo paraguaio, Ángeles Arriola, que esteve presente na zona aduaneira de Ciudad del Este pela manhã.

“A ponte será reaberta amanhã [15] de 5h, sem mais trâmites, até as 14h, período em que se permitirá a entrada das pessoas que terão tempo para sair até a meia-noite”, disse Arriola, ao chegar a Ciudad del Este, segundo o jornal La Nación.

O acordo é para liberar a passagem dos cidadãos, mas haverá limitação, pois os mesmos somente poderão chegar até o quilômetro 30 da rodovia PY02.

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Federico González, anunciou ontem (13), após uma reunião com o presidente Mario Abdo Benítez, que “provavelmente, nas próximas horas, se confirme a reabertura de outras cidades fronteiriças [com o Brasil], como Pedro Juan Caballero e Salto del Guairá”.

Já em relação à Argentina, González afirmou que as negociações sobre a reabertura das fronteiras ainda estão em curso.

O Paraguai registra um total de 51.197 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, das quais 1.108 morreram, de acordo com os últimos números divulgados pelo governo do país, enquanto no Brasil, mais de cinco milhões de pessoas foram infectadas e mais de 150 mil morreram de COVID-19, segundo o Ministério da Saúde.

 

Fonte: Sputnik Brasil