Paulo Afonso: Agricultores e agricultoras familiares de comunidades rurais passam a contar com viveiro de mudas

Foto: Divulgação
Famílias agricultoras dos povoados Sítio do Lúcio e Campos Novos, município de Paulo Afonso, passaram a contar com viveiro de mudas. A iniciativa vai contribuir, não só com o repovoamento florestal das áreas de Caatinga dos agroecossistemas, como também na formação de pomares e com o uso de Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) pelas comunidades.

A ação, que contou com o envolvimento de famílias das comunidades, integra a ação de assistência técnica e extensão rural (Ater), prestado pela Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia (Agendha). A organização é uma das contratadas pelo Governo do Estado, para prestar o serviço de Ater da Chamada Pública Ater Agroecologia, coordenada pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Joelma Teixeira Lima, do povoado Campos Novos, ressalta que o projeto ajuda o meio ambiente que está muito devastado, mas também contribui com a produção de alimentos. Ela destaca ainda a importância de ter o acompanhamento técnico na comunidade: “Nós recebemos muitas dicas de como trabalhar com a terra, como proteger nosso solo e como adubar nossas plantas. Aqui na minha roça, eu tenho outras frutíferas que consigo comercializar, no tempo da chuva, como o caju, o umbu, o licuri e a laranja. Eu consegui tirar e comercializar muitas laranjas nessa última safra”.
A agricultora Ivaneide Silva, do povoado Sítio do Lúcio, fala sobre o quanto as ações estão contribuindo para recuperar áreas da comunidade: “Esse plantio de mudas na nossa comunidade é um meio de estarmos ajudando a natureza, e de estarmos procurando recuperar o que está perdido no meio ambiente”.
Por meio da Ater Agroecologia, executada pela Agendha, são atendidas, nos Territórios de Identidade Itaparica e Semiárido Nordeste II, 540 famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais. O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva de agricultores familiares e associações comunitárias, no fortalecimento dos agroecossistemas familiares, tendo como foco o desenvolvimento rural sustentável, a superação da pobreza rural e a sustentabilidade socioambiental, com enfoque agroecológico, priorizando as questões de gênero e geração e fundamentada no princípio de que as pessoas são centrais na promoção do desenvolvimento.
Edvalda Aroucha, técnica e uma das fundadoras da Agendha, destaca a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da SDR e suas unidades, especialmente nesse período de pandemia e de consequências desse período: “A SDR chega com esse suporte e aporte às famílias, principalmente para a segurança alimentar. É nesse contexto que a Agendha centra suas ações visando reduzir os impactos da pandemia, entre elas organizando a produção de mudas frutíferas, que irão beneficiar famílias selecionadas no edital emergencial do Bahia Produtiva”. Ela salienta ainda que a ação da SDR é estruturante, pois além de levar o projeto de inclusão, leva também para as famílias, o assessoramento técnico, que é a parte de continuidade e fortalecimento da ação.
O serviço prestado pela chamada pública Ater Agroecologia também apoia o acesso dos agricultores e agricultoras familiares a outras políticas públicas, a exemplo do Edital Emergencial do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR).
Com o acompanhamento técnico, foi possível à Associação Comunitária de Campos Novos ser selecionada para a implantação de 20 Sistemas de Produção Agroecológica de Alimentos Biodiversificados. Para a Associação de Desenvolvimento de Pequenos Produtores Rural do Sítio do Lúcio, que também foi selecionada no Edital Emergencial, está prevista também a instalação de 22 Sistemas de Produção Agroecológica de Alimentos Biodiversificados. A ação além de promover a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas, vai garantir o aumento da produção local de alimentos e a geração de renda.
O repovoamento florestal
A ação do Viveiro de Mudas da Sociobiodiversidade, das Caatingas e dos Cerrados é uma iniciativa da Agendha e visa produzir e plantar 110 mil mudas de plantas nativas na Estação Ecológica Raso da Catarina (ESEC) e da Agrobiodiversidade, para povos e comunidades tradicionais, extrativistas e da agricultura familiar, e 40 mil mudas para reflorestamento das comunidades do entorno da Unidade de Conservação.
Foram plantadas mudas de plantas medicinais, frutíferas e essências florestais, com predominância de espécies da Caatinga, a exemplo de mudas de Mulungu, Caraibeira, Jacuretá (Jatobá), Leucena, Pau-Ferro, Mororó (Pata de Vaca), Moringa, Umbu, Tamarindo, Caju, Trapiá e Azeitona.

A implantação dos viveiros conta com o apoio financeiro do Fundo de Desenvolvimento Global (GEF Terrestre), em parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Ministério do Meio Ambiente, do Governo Federal, e One Tree Planted. Tem ainda o apoio da Diocese de Paulo Afonso, com a disponibilização das áreas do Recanto Solidário.

Ascom SDR/CAR 

26 COMENTÁRIOS

  1. My brother suggested I would possibly like this web site.
    He was totally right. This post actually made my
    day. You cann’t consider simply how so much time I had spent for this information! Thanks!

  2. First off I would like to ssay excellent blog! I haad a quick quextion in whhich I’d like too ask if you do
    nott mind. I was curious to know how you center yourself and clear yyour mind prior to writing.
    I have had dfficulty clearing my thoughts in getting my ideas
    out. I truly do enjoy writing however it just seems like the
    firsst 10 to 15 minutes are lost just trying to figure out how
    to begin. Any recommendations or tips? Thanks!

    Take a look at my site – joker123.net

  3. I’m really enjoying the design and layoyt of your site.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much
    more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Outstandingg work!

    Take a look at my site … 918Kiss

  4. Just wish to say your article is as astonishing. The clarity in your put up is simply excellent and i could think you’re a professional
    in this subject. Well along with your permission allow me
    to seize your RSS feed to keep updated with impending post.
    Thanks 1,000,000 and please carry on the rewarding work.

  5. When І initially commented I ѕeem to haѵe clicked tһe -Notify me when neww comments аre aɗded- checkbox andd noԝ evеry time a comnent іs added I recieve 4 emails with the exact ѕame comment.
    Is tһere a ԝay yoᥙ arre able tօ remove me fгom thаt service?
    Τhanks!

    My web site … pornhub.xom

  6. Hi! I could have sworn I’ve been to this site before but
    after reading through some of the post I realized it’s
    new to me. Anyhow, I’m definitely happy I found it and
    I’ll be book-marking and checking back often!

  7. hey there and thank you for your info ? I?ve definitely picked up
    anything new from right here. I did however expertise some technical
    issues using this website, since I experienced to reload the website many times previous to I could get it to load correctly.
    I had been wondering if your hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading
    instances times will sometimes affect your placement in google and could damage your quality
    score if advertising and marketing with Adwords. Anyway I am
    adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your respective exciting content.
    Make sure you update this again very soon..

    Feel free to visit my website; Skyline Drone Review

  8. I think this is among the most significant information for me.

    And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The web site style is
    wonderful, the articles is really great : D. Good job, cheers

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui