Por Redação – Foto Divulgação

 

Nesta sexta-feira (5), chega às plataformas digitais o single Cinema Novo, fruto da inspiração coletiva dos artistas baianos Pedro Pondé, João Merín e Yaan. A música é um rap romântico que passeia por uma sonoridade agradável enquanto descreve o vai e vem de um relacionamento com alguém que viveu um amor do tipo “Cena de filme”. O pré-save já pode ser feito através do link: https://onerpm.link/cinemanovo

“Cinema Novo é resultado de mais uma parceria com João Merín, para mim um dos grandes nomes da atual cena de Salvador. É sempre bom compor com ele, sempre fluido”, comenta Pedro Pondé sobre o lançamento.

Antes conhecido pelo nome artístico Marcola Bituca, o rapper João Merín revela que o single marca uma nova fase da sua carreira, agora assumindo seu nome de batismo “João” e “Merín”, uma palavra congolesa que significa “quatro” e que, segundo ele, também significa “firmamento”. Para o cantor, o single representa um momento de repaginar sua história dentro do rap, que assume uma estética voltada mais para o pop e para a música eletrônica.

“Cinema Novo é uma faixa que eu produzi com o Yaan, há mais ou menos um ano, com participação de Pedro Pondé. É legal que o Pedro já trouxe a estética e o refrão da música, e eu fui preenchendo algumas vozes. A gente pegou como referência uma música chamada ‘Peaches’, do Justin Bieber em parceria com Daniel Caesar e Giveon. Nos inspiramos na estética, sem que parecesse uma cópia”, conta Mérin.

Sobre o conceito do single, João Mérin completa: “Pedro trouxe a ideia de retratar pessoas buscando se encontrar dentro de um relacionamento, com um roteiro um pouco de filme clichê. Na minha parte, eu trouxe uma ótica de um drama mais maduro, em que um casal já convive e busca com que aquilo seja inédito mesmo na convivência todo dia, trazendo sempre o novo. Inclusive, daí que veio o nome Cinema Novo, para mostrar que a cada dia é um filme inédito, a partir das andanças e aprofundamentos de um relacionamento”.

A produção da música teve a participação de Yaan, que traz sua bagagem de diretor, produtor musical e multi-instrumentista soteropolitano, estudante e pesquisador de tecnologias e linguagens musicais. Ele utiliza de diversas influências para cristalizar as mais diversas formas e ambientes musicais, proporcionando uma experiência imersiva em suas faixas, passando por diversas épocas e gêneros musicais com o seu trabalho.