O petroleiro Sothys, sob bandeira do Vietnã, foi detectado transferindo 700.000 barris de petróleo para uma embarcação iraniana, informou o serviço Tankertrackers.com no Twitter.

Os últimos dados de rastreamento mostravam o Sothys ancorado perto da ilha Qeshm do Irã.

Autoridades americanas e vietnamitas informaram que as forças iranianas haviam apreendido o Sothys no mês passado perto da costa do Irã.

As forças dos EUA estariam monitorando a apreensão, mas acabaram por não tomar providência enquanto o navio em causa navegava para águas iranianas.

O motivo da apreensão ainda não é claro, e as autoridades da embaixada do Vietnã em Washington também não responderam aos pedidos de comentários sobre a situação.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Vietnã adicionou que todos 26 membros da tripulação foram tratados bem e permanecem em estado “de saúde normal”.

Recentemente, a mídia iraniana relatou que belonaves norte-americanas tentaram “roubar” petróleo do país, supostamente forçando um petroleiro da República Islâmica a descarregar sua carga de óleo para outra embarcação no mar do Omã. Mais tarde, o navio foi apreendido pelo Corpo de Guardiões do Irã e alegadamente escoltado para águas iranianas.

Fonte: Sputnik Brasil