(Redes Sociais)

Mais peças da queda de Valeixo vão se encaixando

A Polícia Federal identificou o vereador Carlos Bolsonaro, filho 02 do presidente da suposta República, como articulador do esquema criminoso de fake news, de acordo com investigação conduzida pelo STF. A informação é de reportagem de Leandro Colon na Folha de S.Paulo.

O inquérito foi aberto em março de 2019 pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, a fim de apurar o uso de notícias falsas para ameaçar e caluniar ministros do tribunal.

Segundo a Folha, Bolsonaro cobrou ao longo dos últimos meses informações sobre as investigações a Maurício Valeixo, demitido do cargo de diretor-geral da Polícia Federal. Ele, porém, resistiu às investidas do presidente.

Na PF, não há dúvidas de que Bolsonaro pressionou Valeixo porque sabia que a corporação havia chegado ao seu filho. Para o presidente, trocar o comando da PF seria uma forma de pavimentar o caminho para obter informações da investigação do Supremo ou, até, modificar o grupo de delegados responsáveis pelo caso.

Na sexta-feira 24/IV, porém, logo depois de Sergio Moro anunciar sua demissão do Ministério da Justiça, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito no STF, determinou que a PF mantenha os delegados no caso.

Carlos é suspeito de ser um dos líderes de um grupo que planta e espalha notícias falsas para intimidar e ameaçar desafetos. A PF ainda investiga a participação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Conversa Afiada