Por Redação – Foto Reprodução
Durante buscas realizadas nesta segunda-feira (29), a Polícia Federal encontrou uma série de equipamentos eletrônicos na casa de Giancarlo Gomes Rodrigues, alvo da operação que investiga suspeitas de monitoramento ilegal pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
De acordo com a PF, foram encontrados 10 celulares, três computadores, uma arma e um HD externo na residência de Giancarlo. Ele é apontado como assessor do ex-diretor da agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Giancarlo também tem registros como militar do Exército, com passagem por batalhões no Rio de Janeiro e pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Michel Temer.
Os mandados de busca e apreensão desta segunda-feira visam o “núcleo político” de Ramagem, incluindo aliados dele na época da Abin e durante seu mandato como deputado federal. Além de Giancarlo, outros alvos da operação incluem o vereador Carlos Bolsonaro, Luciana Paula Garcia da Silva Almeida (assessora de Carlos na Câmara do Rio) e Priscila Pereira e Silva (assessora de Alexandre Ramagem na Câmara dos Deputados).
Esta ação é uma continuação da operação “Vigilância Aproximada”, deflagrada na última quinta-feira (25), que investiga um suposto esquema ilegal de espionagem realizado pela Abin durante a gestão de Alexandre Ramagem no governo de Jair Bolsonaro. Na quinta-feira passada, Ramagem também foi alvo de buscas, resultando na apreensão de quatro computadores, seis celulares e 20 pendrives em seus endereços.