Por Redação – Foto Divulgação

Selecionada pelo voto popular, iniciativa do governo baiano irá concorrer com a Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do_ _Rio Grande do Sul

Principal iniciativa de reconhecimento da internet do país, o Prêmio iBest acaba de confirmar a presença da plataforma de serviços públicos digitais BA.GOV.BR (www.ba.gov.br) entre os finalistas da sua edição deste ano. Na seleção por meio de voto popular, a solução baiana irá concorrer este ano com as plataformas Poupatempo, de São Paulo, e RS.GOV.BR, do Rio Grande do Sul, na categoria Governo do Estado, que premia iniciativas digitais voltadas para a oferta de serviços públicos prestados pelas administrações estaduais.

A classificação da plataforma baiana já havia sido divulgada de forma antecipada, no último dia 30 de setembro, quando a marca conquistou o primeiro lugar em um ranking parcial de votação. Nesta segunda (11.11), o Prêmio iBest divulgou em suas redes sociais a lista completa com os três projetos selecionados para o Top 3. Na sequência, foi iniciada a etapa final da votação do concurso. A estimativa é que já na próxima semana, o iBest divulgue em suas redes o primeiro ranking com os votos parciais.
A inclusão no Top 03 garante lugar reservado para o governo baiano na cerimônia de entrega do Prêmio iBest, que deverá acontecer em fevereiro de 2025. Esta já é a segunda vez que a BA.GOV.BR recebe o reconhecimento do iBest. No ano passado, a marca foi a grande vencedora da categoria, concorrendo com os projetos do Centro de Operações Rio de Janeiro e da Poupatempo de São Paulo.

Realização da iBest Global, o Prêmio iBest distingue as melhores iniciativas do universo digital brasileiro, a partir de votação popular e de especialistas. A edição deste ano conta com votação direta do público em 108 diferentes categorias agrupadas em quatro segmentos: E-commerce, Serviços, Serviços Financeiros e Conteúdo, além de uma categoria especial.

Desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), a plataforma BA.GOV.BR conta hoje com mais de cinco milhões de usuários cadastrados e oferece 458 serviços públicos à população. Disponível para o cidadão desde 2018, inicialmente com o nome de SAC Digital, a solução foi relançada no ano passado pelo governo baiano – por meio da sua Secretaria de Comunicação (Secom) -, com a marca BA.GOV.BR, passando a funcionar como canal único de informações e serviços do Estado.