Foto: Divulgação

Autores como Lisa Castilho, Lívia Natália, Evelyn Sacramento, Tom Correia e muitos outros estão presentes no projeto

Notícias do sagrado: O surgimento das Nações de candomblé na Bahia é tema do nono episódio do podcast Boca de Afofô. O podcast é produzido e coordenado pela Biblioteca Virtual Consuelo Pondé (BVCP), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) e abriga conversas com diversos pesquisadores e autores baianos.

O novo episódio tem como convidada Lisa Castilho: autora, doutora e pesquisadora em estudos africanos. Lisa discute sobre o culto aos Orixás na África e na Bahia, traçando paralelos sobre as influências africanas na formação das nações de Candomblé em terras baianas e informa sobre a diversidade contida no culto às entidades de matriz africana e apresenta indícios das primeiras casas de culto aos Orixás ao longo do século XIX.

Lisa é autora de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, nos Estados Unidos, Inglaterra e na Nigéria, assim como demais personalidades presentes nos próximos episódios do podcast como Lívia Natália, Evelyn Sacramento e Tom Correia. A fim de celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, a Fundação Pedro Calmon destaca importantes personalidades que fomentam o gosto pela leitura, a difusão do livro e o acesso à informação.

A Semana acontece do dia 23 a 29 de outubro. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento do calendário nacional, instituído pelo Decreto n° 84.631 e a data final consagrada como o Dia Nacional do Livro.

A autora e convidada do podcast, Lívia Natália, coordena o grupo de pesquisa CORPUS DISSIDENTE e estuda a escrita de intelectuais e escritoras negras contemporâneas. Lívia lançou a obra “Dia bonito pra chover”, em 2017, livro de poemas, dentre outras obras como: Água negra e outras águas (2017),  Sobejos do mar (2017) e o seu livro de estréia, Correntezas e outros estudos marinhos (2015).

Além de Lisa e Lívia, a convidada Evelyn Sacramento é pesquisadora sobre cinema negro e cinema africano com foco na trajetória da cineasta senegalesa Safi Faye. Evelyn é também co-fundadora do projeto Lendo Mulheres Negras e lançou o livro Menina Nicinha neste ano.

Já o convidado Tom Correia é escritor-fotógrafo com formação em jornalismo e possui diversas publicações envolvendo projetos em fotografia de rua e literatura. Além de idealizador e editor da Revista Laroyê, foi curador do Iº Festival Literário Ori, do Festival Literário Nacional (FLIN) e de duas edições da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). Dentre outras obras é autor do livro: Ladeiras, vielas & farrapos.

Para o idealizador do podcast e coordenador da BVCP, Clíssio Santana, o podcast pode ajudar no incentivo à leitura. Segundo Clissio, o Boca de Afofô trás um formato inovador e amplia  o significado e o acesso às outras formas de leitura. “Promovendo e propagando conhecimentos históricos e culturais utilizando o espaço virtual e digital, além de criar canais de comunicação com o público jovem, que tem na internet o principal meio de acesso à informação e ao conhecimento”.

Para saber mais sobre o podcast, acesse o site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé. Ouça no site da BVCP ou nas principais plataformas de Streamings.