Por Redação – Foto: Reprodução

Dez anos após a introdução do Tipo Fada, a franquia de monstrinhos da Nintendo revelou um novo elemento com o lançamento da expansão The Indigo Disk. Na última quarta (13), Pokémon Scarlet e Violet introduziu o 19º tipo que um Pokémon pode ter: o Tipo Estelar.

Este elemento especial está relacionado ao fenômeno Terastal, que acontece naturalmente na região de Paldea. Quando ativado, o corpo do Pokémon é coberto de cristais e seu tipo é temporariamente substituído por algum outro. Dessa forma, ataques que sejam deste mesmo tipo temporário, conhecido como Tipo Tera, são fortalecidos.

O que é o Tipo Estelar?

Tipo Estelar só pode ser acessado temporariamente como um Tipo Tera e funciona como um grande coringa. Ao assumir essa forma, ataques de todos os tipos serão fortalecidos uma única vez em batalha. Na prática, é como se o Pokémon se tornasse de todos os tipos ao mesmo tempo e vai perdendo os tipos conforme ataca.

A grande desvantagem está na defesa. Diferente de outros Tipo Tera, o Tipo Estelar não modifica as resistências ou fraquezas de um Pokémon. Nesse sentido, é como se ele não fosse tipo nenhum, mantendo o monstrinho com os seus elementos originais. Assim, perde a chance de surpreender o adversário com uma mudança no meio da batalha.

O novo tipo tem relação com o lendário Terapagos, a misteriosa tartaruga que acompanha Liko no anime Pokémon Horizontes, e só deve existir durante esta geração. Logo, ainda existe a chance da franquia introduzir um novo décimo nono tipo de forma mais definitiva no futuro.