por Alexandre Tambelli

O Sistema tem sua lógica. O ponto central dele está na Educação.

Precisamos entender que o Sistema = o Capital: Império Norte-Americano, Wall Street, grandes corporações e grandes grupos midiáticos controlados pelo Capital busca controlar as mentes, o não-pensamento e a não-reflexão para moldar indivíduos reprodutores exclusivos da sua Ideologia e ela deve ser difundida com alguns pressupostos básicos:

1) A ideia do único Sistema econômico possível e único democrático: o Capitalismo de mercado, alicerçado no consumo de bens materiais, tão somente.

2) A propagação de uma cultura que seja moldada pela má-qualidade da Arte (Literatura, Música, Teatro, Cinema, etc.) e sempre uma Arte que não gere dissidências do modo de pensar e agir pró-Sistema, que não emocione, que não nos leve a amar o próximo como a nós mesmos.

3) Todo o Sistema é voltado para a fabricação do EU, ou seja, todas as vitórias/realizações devem partir do indivíduo, incutidas no indivíduo como frutos do seu próprio mérito e o Sistema não mede esforços para impedir de se querer uma sociedade coletivizada em busca do bem comum.

4) A sociedade deve ser educada para a competição e a aceitação plena de que as desigualdades sociais são frutos da incompetência do indivíduo e não um problema estrutural da concentração de renda, da distribuição desigual das riquezas geradas pelo trabalho, do Capitalismo de mercado.

Quando surge um Lula ou um Papa Francisco o Sistema não tem controle absoluto dos seus atos, pois, são eles, os dois líderes antissistema mais importantes do Século XXI e capazes de dar voltas no Sistema e atingir multidões com seus carismas, inteligência e ideias e ações revolucionárias.

Lula e o Papa Francisco falam em nome da coletividade, falam em nome de um mundo socioeconômico menos desigual e trabalham no caminho oposto do Capitalismo de mercado e ameaçam o Sistema no seu sentido mais básico, o de ruir a estrutura de desigualdade, onde o 0,001%, ou seja, 70 mil pessoas relegam mais de 7 bilhões de seres humanos a um segundo patamar de direitos e deveres na sociedade atual, praticamente, buscando escravizar a todos que não pertencem a este seleto grupo de pessoas.

Por isto o Sistema não pode divulgar em seus meios de comunicação, no Brasil um oligopólio, nos telejornais locais das emissoras cooptadas pelo Sistema, um gesto cristão do Papa Francisco ao preso político Lula: o gesto de lhe enviar um terço com uma cartinha escrita de próprio punho.

O Papa Francisco é o Chefe máximo da Igreja Católica, tem uma força extra de comunicação que vai além do Sistema e não podem aprisiona-lo, o que podem e tentam é esconder seus gestos considerados subversivos, quando estes vão de encontro às questões de crítica ao Sistema e seu Capitalismo de mercado ou de solidariedade aos antissistema como Lula.

Como Lula é a referência máxima ou símbolo mundial na Política e nas ações sociais antissistema, aquele que pode construir uma emancipação sociocultural e reflexiva dos pobres e ruir com a sociedade dos 70 mil ele não pode ser notícia positiva, nem quando a figura religiosa de maior vulto no mundo e Chefe de Estado do Vaticano lhe manda um terço.

Uma notícia que mostra o apreço do Papa Francisco por Lula não virar notícia no JN?

O Papa não entrega terços para todo mundo certo?

Dois personagens da História mundial e antissistema juntos em gestos de apreço mútuos nunca vão virar notícia importante na Globo & Cia. Ela é a propagadora do Sistema, seu  braço “educacional”, a emissora chefe na defesa do Capitalismo de mercado, da sociedade dos 70 mil, do Sistema capitaneado pelo Império Norte-Americano, seu departamento de Estado e sua Wall Street, das grandes corporações no Brasil. Lembrando que os donos da Globo são bilionários e defendem o Sistema por seus próprios interesses, eles são parte integrante da Elite do Sistema.

Divulgar a notícia: Papa Francisco manda emissário entregar um terço com cartinha de próprio punho para Lula na prisão é balançar o pilar da imagem que o Sistema via Globo & velha mídia busca construir de Lula, a imagem de um grande corrupto e gera uma pergunta, uma dúvida no telespectador dessas mídias: por que o Papa Francisco envia um terço para Lula? É um processo reflexivo, foge da neutralidade e do Jornalismo de guerra, inadmissível ao Sistema esta possibilidade hoje. Foge da desumanização de Lula e dos defensores dos pobres e dos anticapitalistas que o Sistema busca empreender através dos meios de comunicação e da Arte por ele patrocinada.

Agora, se fosse qualquer Papa mandando um terço de presente com carta de próprio punho para, por exemplo, FHC a notícia seria destacada à exaustão na Globo e nos principais meios de comunicação do Brasil, porque seria uma forma de mostrar o Papa enviando um terço a um dos pilares do Sistema na esfera política brasileira que é o tucano FHC.

Seria notícia importante por corroborar com a ideia de que o Capitalismo de mercado é valorizado pelo Papa, que FHC é amigo do Papa, que o Sistema é cristão e viraria tudo uma grande celebração.