Por Confraria do NB – Foto Reprodução/Arissom Marinho/CB

Portas dos Fundos

Deu a louca na política baiana? Não! Deu a louca mesmo foi na carreira política de Marcelo Nilo que viu seu “império” político desabar após perder a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia, “trono” este que ocupou por longevo 10 anos. Tentou ser vice-governador mas topou com o “governador” do Oeste da Bahia, João Leão e findou catando coquinho e choramingando migalhas em cada entrevista que dava. Nilo reclamou tanto dos “maus tratos” do então governador Rui Costa que decidiu virar a casaca e foi parar nos braços de ACM Neto nas eleições de 2022. Na esperança de ser vice-governador de Neto, Marcelo Nilo dividiu seu espólio político com alguns chegados da base de Netinho e pimba. Ana Paula Coelho foi anunciada como candidata a vice-governadora na chapa do naquela época o “black” ACM Neto. Nilo terminou as eleições de 2022 com pouco mais de 65 mil votos, dando tchau para Brasília. Mas como um bom Joseph Climber, Nilo não desiste nunca.

Porta dos Fundos II

Por não desistir nem nunca, jamais, Nilo retornou para seu antigo castelo já sem a cara dos seus parecidos eternos 10 anos de presidência da ALBA. Por lá Marcelo Nilo peregrinou de gabinete em gabinete, nos últimos meses colhendo assinaturas para ter o direito de disputar uma vaga no Tribunal de Contas do Municípios. Concorrendo com Paulo Rangel, representante do grupo do PT, Nilo apelou apelou tanto para que seus ex-pares lhe abençoasse com a vaga do TCM que sobrou até para o deputado Penalva que se viu numa situação embaraçosa quando Marcelo Nilo revelou um segredo entre eles durante sua sabatina. No fim, Paulo Rangel conquistou a vaga com 36 votos contra 22 de Marcelo Nilo, nosso Joseph Climber da política e, que desta vez parece sem esperanças nenhuma de algo na política a não ser voltar suas choradeiras para a imprensa. Neste ponto nós gostamos. E pauta para repercutir a semana toda. Só isso e ponto final. As portas dos fundos da política foram abertas para Nilo. E parece que está saindo a contra gosto. Empurrado na tora.

Honrarias difamadas

O vereador de Salvador, Tiago Ferreira (PT), sugeriu conceder a Medalha Zumbi dos Palmares, uma honraria destinada a personalidades que se destacam no combate ao racismo, à discriminação e à intolerância na cidade de Salvador e no estado da Bahia, ao participante do Big Brother Brasil, Davi. Morador de Cajazeiras, o rapaz vem sendo alvo de várias formas de preconceitos e promovidos vários embates dentro da casa e conquistado uma legião de fãs pelo Brasil. Que toda sua batalha na casa mais irritante do Brasil seja glorificada com sua vitória, conquistando o prêmio de mais de R$ 1,5 milhão. Bem disse o apresentador Uziel Bueno quando largou o dizendo que Tiago só quer pongar na onda do momento. Entregar tal honraria para Davi é uma desonra para a própria honraria em si. Mas tudo bem né? Se formos olhar a lista dos agraciados nos últimos anos, é só mais uma desonra dentre tantas desonras. Poucos membros desta Confraria gostam do BBB. Mas todos nós estamos torcendo para que o prêmio venha para Cajazeiras. Davi fez tanto pela “causa” que merece mesmo passar na frente de tantas outras personalidades que fizeram há décadas e continuam fazendo até hoje em prol de suas causas?

Honrarias difamadas II

Para não deixar a difamação das honrarias apenas com a Câmara Municipal de Salvador, o deputado estadual Fabricio Pancadinha também propôs a entrega da Comenda 2 de Julho para o BBB Davi, nosso baiano de Cajacity. Não tem nem o porquê de repetir o que já dissemos acima. Então, Pancadinha, que pancada bizarra é essa sua com a maior honraria da ALBA? Itabuna não tem nenhum problema para você se preocupar não? Mas se o objetivo é lacrar nas fotos para rede social, então tá ok. Achamos que o evento não vai flopar. Pancadinha é tão engajado em alguma causa que uma rápida ida ao seu Instagram vimos que o Dia 20 de Novembro passou bem longe de ser lembrado. Aliás, nem foi. Nem estamos cobrando outros tipo de manifestações de combate ao racismo. Lembrar de 20 de Novembro e o que representa já era o suficiente. Mas nem isso. Que pancada, opa, quis dizer, mancada feia. Davi fez tanto pela “causa” que merece mesmo passar na frente de tantas outras personalidades que fizeram há décadas e continuam fazendo até hoje em prol de suas causas?

Comissão sem educação

Nesta semana, a tão sofrida educação brasileira acumulou mais um desgosto para sua história. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL), foi eleito como novo presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Nikolas representa uma infinidade de coisas horrorosas das quais temos até vergonha de escrever. A Comissão da Educação trata de assuntos relacionados à educação em geral, como política e sistema educacional em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, direito da educação e recursos humanos e financeiros para educação. Como pode uma Casa Legislativa se dizer séria tendo uma figura como este moleque totalmente sem educação presidindo uma comissão tão importante? Não se trata do partido. Se trata desta imprestável figura que transita entre nós está presidindo uma das mais importantes comissões da Câmara. Também, uma Câmara que já teve recentemente Eduardo Cunha como presidente que orquestrou a derrubada de Dilma e agora com a “ilibada” pessoa do Arthur Lira (PP) a frente, tá de boa. #SQN

Comissão da injustiça

Tá ruim com Nikolas Ferreira a frente da Comissão da Educação? Que tal a deputada federal também do PL, Caroline de Toni presidindo a Comissão de Constituição e Justiça? Caroline é nada mais nada menos do que a autora do projeto de lei que acaba com cotas para mulheres nas eleições. Segundo a parlamentar, “não há uma rivalidade entre homens e mulheres”, na política. Mulheres representam mais de 50% da população brasileira. Mesmo sendo maioria na sociedade elas são apenas 91 deputadas dentre os 513 parlamentares na Câmara de Brasília. Quando puxamos para os legislativos estaduais e municipais os números são ladeira abaixo. Brasil tem um feminicídio a cada 6 horas. 34 mil mulheres foram vítimas de violência sexual em 2023. E temos na CCJ, dita como a mais importante comissão da Câmara, uma mulher que atua contra as mulheres. Também, com a esquerda que temos, merecemos isso.

Conspiração risco Brasil

“Rapaz, esse negócio de todo dia aparecer na televisão, uma pesquisa sobre a performance do governo de Lula. Tá me cheirando a armação, viu? Começa assim, aí vão botando ele sempre caindo, caindo, caindo, caindo, e daí entra em ação outros planos.Não sei. Eu só sei que os serviços de inteligências, os grandes esquemas internacionais, sabem perfeitamente como desestabilizar um governo. Por onde começar? Começa por essas avaliações. Depois vem as agências de risco que começam a jogar o risco Brasil lá para baixo, aí vem aquele papo, o risco Brasil nunca esteve tão baixo, não sei o quê, comparado com isso, aí começa a dar merda. Manifestações e tais e tais e tais” Esta é a leitura de um importante membro da nossa Confraria que merece ser compartilhada na íntegra. E assim fizemos. Já vimos esse filme antes. Já sofremos com isso antes. Por isso na teoria da conspiração sempre tem um fundo de verdade.

LEI de RICO e lei de preto e pobre

Papo reto sobre essa polêmica da legalização de determinada quantidade de maconha. As polícias militares do Brasil já determinaram o veredito. Rico e branco podem transportar quilos que “estão dentro da margem da lei”. Preto, pobre e favelado pode estar portando apenas um cigarrinho, sermão, porrada e cana por tráfico de drogas. PM fica de braços cruzados enquanto é esculachado por rico em bairro nobre para depois se deslocar para periferia pra descontar sua raiva no pobre que mal sabe falar o nome direito. E na favela não perdoa nem mulher e gente idosa. As PMs já determinaram. É crime nascer preto, pobre na periferia. 

Israel já matou mais de 30 mil palestinos, maioria mulheres e crianças – Foto Reprodução Fenajufe

Solidariedade Norte-americana

Muitos carregamentos com ajuda humanitária enviados a Gaza foram bloqueados por Israel para entrar na Palestina. Incluindo os pacotes enviados pelo governo brasileiro. Mas de repente, os EUA, país que apoiou desde o início o genocídio palestino praticado por Israel, começou a enviar caixas com ajuda para os palestinos e simplesmente com sucesso. Porque Israel não bloqueou a ajuda dos EUA? Porque Joe Biden começou a questionar a morte de mais 30 mil civis palestinos? Só falta agora Israel parar de assassinar palestinos e os EUA bancar o herói da trágica história. O bizarro é que isso acontecendo, um monte de gado vai acreditar na história do papai noel.