Foto: Divulgação

Adiamento da festa momesca vem sendo discutido pela prefeitura desde julho 

Por Osvaldo Lyra e Francisco Artur

Em reunião com empresários ligados ao Carnaval, o prefeito de Salvador, ACM Neto, confirmou a prorrogação da folia momesca para meados de julho de 2021, provavelmente no segundo ou terceiro final de semana do mês.

Além do gestor municipal, participaram do encontro o representante da Empresa Salvador de Turismo (Saltur), Isaac Edington, o fundador do bloco carnavalesco Camaleão, Tinho Albuquerque, e o empresário Aldo Benevides. O encontro virtual foi articulado pelo vereador Duda Sanches (DEM).

Cogitada pelo prefeito desde julho deste ano, a prorrogação do Carnaval de 2021 tem sido uma demanda das associações ligadas à folia de Momo. No dia 21 de julho, oito representantes de variados grupos de Carnaval assinaram uma carta à prefeitura de Salvador sugerindo o adiamento da festa entre 16 de julho até 31 de agosto.

O documento, obtido com exclusividade pelo Portal M!, defende que Salvador tenha uma posição de “protagonismo” em relação às outras cidades do país ao decidir pelo adiamento do Carnaval.

“Entendemos também que a federalização desse movimento, com a criação de uma nova data, é fundamental para o sucesso do Carnaval, não só em Salvador, como também nas principais capitais do país onde a festa tem relevância, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, etc”, completa a carta. A expectativa é que a nova data seja articulada com a festa em São Paulo. O Rio de Janeiro ainda é uma incógnita.

Assinaram a carta enviada ao prefeito os presidentes Alex Queiroz Amaral, da Associação Baiana dos Camarotes (ABC), Márcia Magalhães Mamede; da Associação dos Blocos Alternativos (ABA), Washington Lázaro Paganelli; da Associação dos Blocos de Trio (ABT), Sérgio Bezerra; da Associação Carnavalesca das Entidades de Sopro e Percussão (ACESO), Antônio Augusto Leal ULm Filho; da Associação dos Blocos da Barra (ABB), Nelson Nunes do Santos; da Associação do Coletivo de Entidades Carnavalescas de Matriz Africana (ACEMA), Marcelo Fernandes Britto; da Associação Brasileira de Entretenimento (ABRE) e Jairo da Mata, presidente do Concar e representante da Unisamba.

Fonte: Site Muita Informação