Por Victor Razoni – Foto Valter Pontes/Secom

Nesta quarta-feira (8), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, declarou que não está previsto um aumento nas tarifas do transporte público na capital baiana em 2024.

Bruno Reis explicou que o fim da desoneração da folha de pagamento afetará o setor em todo o país, aumentando os custos de operação. No entanto, assegurou que não haverá reajuste para população.

Segundo Bruno Reis, a reativação da folha pode resultar em um aumento de aproximadamente R$ 0,25 no valor da tarifa. O prefeito também expressou sua esperança de que o fim da desoneração possa ser reconsiderado.

“Infelizmente, o governo federal que não ajuda, que não paga o subsídio, que não concede benefícios e incentivos fiscais aos insumos do transporte público, agora vem com a reoneração da folha, que é o principal componente do transporte público, porque a mão de obra dos motoristas é cobradores terão incidência do tributo. Isso impacta R$ 0,25 na tarifa”, Falou Bruno Reis.

Bruno Reis também destacou que, das 11 empresas que faziam parte do sistema metropolitano, cinco já encerraram suas atividades, resultando na demissão de aproximadamente 1,5 mil trabalhadores.

“Muito provavelmente algumas (empresas) possam vir a falir por conta da desoneração da folha. Em qualquer cidade do Brasil, vocês vão ver o dilema, a aflição que os prefeitos vivem para manter o transporte público funcionando”, disse o prefeito.