Por Redação – Foto Reprodução

Prefeitos e prefeitas da Bahia se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (06) para mais uma mobilização em defesa da manutenção da desoneração da folha. O encontro, que ocorreu na sede da CNM, contou com a presença do senador Ângelo Coronel, relator do projeto no Senado que culminou na Lei 14.784/2023. O vice-presidente da UPB e prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, representou a entidade no evento.

Durante o encontro, Pinheiro expressou sua gratidão pelo papel crucial do senador Ângelo Coronel na aprovação da redução da alíquota do INSS e destacou a importância da continuidade dessa medida para os municípios brasileiros. Ele enfatizou a necessidade de os municípios não serem sobrecarregados com uma alíquota igual à de empresas altamente lucrativas, considerando o papel essencial que desempenham na prestação de serviços à população.

O vice-presidente da UPB também ressaltou o pioneirismo da entidade na luta pela redução da alíquota, destacando que a iniciativa teve origem na Bahia e ganhou impulso com a mobilização dos municípios locais, posteriormente ampliada para outras associações estaduais. A participação e relatoria do Senador Ângelo Coronel foram fundamentais nesse processo.

“Nós temos que fazer justiça social a esses municípios que tanto contribuem para arrecadação tributária brasileira, então não podem ser penalizados com a alíquota previdenciária acima da sua realidade. A maioria do congresso é favorável a redução da alíquota previdenciária para os municípios brasileiros. Eu acredito que mais de 90% dos deputados são favoráveis a manter o que já foi aprovado, reduzindo de 20 para 8%”, declarou o senador Ângelo Coronel.