Por Redação – Foto Betto Jr./Secom PMS

Nesta terça-feira (26), teve início a construção da nova Escola Municipal do Calabetão, em Salvador, com um investimento de R$14 milhões por parte da Prefeitura. O prefeito Bruno Reis e o secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, estiveram presentes no local para assinar a ordem de serviço da intervenção. Essa obra é parte das iniciativas em celebração aos 475 anos da capital baiana, que ocorrerá em 29 de março.

A atual estrutura possui seis salas de aula e atende 236 alunos. O novo prédio da escola terá 18 salas de aula climatizadas, o que permitirá um incremento de 1 mil novas vagas, passando a acolher 1.260 crianças do bairro. Além da capacidade ampliada, a futura unidade de ensino terá quadra poliesportiva com vestiários e auditório para 118 pessoas, entre outras melhorias que integram o novo padrão adotado pela Prefeitura.

Bruno Reis lembrou que visitou a escola no ano passado, quando decidiu incluí-la no pacote de 50 novas escolas construídas pela Prefeitura até o final de 2024. “A estrutura antiga não tinha o padrão construtivo e não oferecia a qualidade de educação que nós queremos para Salvador. Aqui, o município vai investir R$14 milhões para construir uma escola totalmente nova. Essa escola, que atende hoje 236 crianças, vai passar para 1.260. De seis para 18 salas de aula. São 1 mil crianças a mais que nós vamos atender”, destacou.

A nova estrutura terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída. Além das melhorias já citadas, terá sala de dança, áreas para recreio coberto e descoberto, sala de professores e refeitório mobiliado. A pedido da comunidade, a Escola Municipal do Calabetão passará a se chamar Escola Municipal Joselita Capinan do Calabetão, nome de uma liderança que lutou pela reforma da unidade de ensino.