A Prefeitura de Cachoeira realizou, no recém-inaugurado CAPS Ana Neri, na manhã desta quarta-feira (18), um debate sobre o Janeiro Branco. Trata-se de uma campanha nacional, iniciada em 2014, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da saúde mental. O tema deste ano é “A vida pede equilíbrio”.

Foram debatidos temas importantes como: controle do medo e conflitos (depressão, desejo de suicídio, ansiedades, angústia diante do desemprego, e outros). Além da importância da família no acompanhamento e atenção aos usuários do equipamento, em especial, na supervisão dos medicamentos, indispensáveis para a melhora e controle da saúde de cada paciente.

O CAPS atende 5 mil pacientes cadastrados, e conta com uma equipe de profissionais especializados em prestar atendimento nas questões da saúde mental.

O evento contou com um café da manhã e a apresentação musical do cantor Kito.

“Nossa gestão prioriza e ressalta a importância da saúde mental. Houve um aumento significativo nos transtornos mentais no pós-pandemia, por isso é fundamental o debate para que o preconceito não impeça que as pessoas atingidas busquem ajuda e tratamento”, disse a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da saúde mental na humanidade. É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.

O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos.

A campanha promove palestras, oficinas, cursos, workshops, lives, caminhadas e rodas de conversa, reforçando a importância do tema. (Site: https://janeirobranco.com.br/).

Teia Comunicação