Por Redação – Foto ASCOM/PVC

A prefeitura de Vitória da Conquista informou que entre janeiro a julho deste ano, a foram realizadas 406 notificações à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), referentes a danos causados nas superfícies das vias públicas da cidade em razão de intervenções nas redes de água e esgoto.

Entre essas demandas relatadas pela prefeitura, há casos de extravasamento de poços de visita (PV’s), vazamentos nas redes e ramais, buracos no entorno das tampas dos PV’s e danos diversos causados à pavimentação asfáltica.

Das 406 notificações registradas pela Prefeitura 81% ficaram sem resposta. Segundo dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), a média do tempo utilizado pela empresa para fornecer respostas às notificações é de 62,85 dias.

“O que a gente percebe, por mais que haja uma relação muito positiva com os gestores da Embasa em Conquista, é um descaso da empresa com a cidade. Isso vem gerando uma série de prejuízos, principalmente no que diz respeito às vias do município”, observa o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura.

O tipo de dano mais comum, responsável por gerar pelo menos 100 notificações ao longo do primeiro semestre, diz respeito a buracos no entorno dos PV’s. Em seguida, aparecem os casos de danos no pavimento e os vazamentos – cada um sendo a causa de 84 demandas. A lista é completada por 77 casos de obstrução nas redes de esgoto e 59 reposições de tampas de PV’s.

“Na medida em que existe um vazamento, seja ele de água ou esgoto, e claro que estamos falando de algo que está abaixo do pavimento, a água vai encontrar um caminho. E o caminho é causar buracos. Não necessariamente na região onde houve o rompimento da rede, mas isso tem um impacto em diversos metros para a frente de onde aconteceu”, reforça Jackson. “Hoje, temos uma estimativa de que mais de 50% dos buracos gerados no nosso município, são gerados em razão de recomposições mal feitas ou de rompimentos das redes de água e esgoto”.

“Cobrança vai continuar”

Os bairros com maiores incidências de notificações foram o Patagônia, na zona oeste, onde foram identificadas 45 demandas (a maior parte, vazamentos detectados em redes e ramais), e o Candeias, na zona leste, com 44 (onde há predominância dos extravasamentos). O Alto Maron é o terceiro colocado, com 37 notificações – sendo mais comuns os danos no pavimento. O Centro e o Boa Vista dividem o quarto lugar, tendo registrado, cada um, 36 problemas que motivaram a Prefeitura a notificar a Embasa – nesses dois casos, predominam, respectivamente, os danos ao pavimento e os buracos ao redor dos PV’s.

“A gente vem cobrando da Embasa e notificando. Caso a situação perdure, com certeza nós iremos adotar medidas mais drásticas”, informa Jackson.

Em nota enviada a redação do Notícias da Bahia, a Embasa disse que das 406 notificações que a Prefeitura alega estarem pendentes, apenas 91 (3% do total) são referentes a recomposição de pavimento inacabada ou mal executada onde ocorreram intervenções para novas ligações de água e esgoto e correção de vazamentos na rede distribuidora de água.

Leia a nota na Integra 

A Embasa esclarece que, no período de janeiro à primeira semana de julho deste ano, recebeu 3.056 solicitações, pelos canais de atendimento, que levaram ao corte de pavimento, totalizando uma média mensal de 407 notificações. Nesse período, das 406 notificações que a Prefeitura alega estarem pendentes, apenas 91 (3% do total) são referentes a recomposição de pavimento inacabada ou mal executada onde ocorreram intervenções para novas ligações de água e esgoto e correção de vazamentos na rede distribuidora de água. Outras 115 são danos no entorno dos poços de visita (PV) ocasionadas, muitas vezes, pelo rompimento do asfalto por diversos fatores como tráfego de veículos pesados, ligações clandestinas de águas pluviais na rede coletora de esgoto e ausência de drenagem pluvial em muitos logradouros.

As demais notificações (200) se referem a pedidos de correção de vazamento na rede distribuidora, extravasamento de esgoto e substituição de tampas de PV. Todas as notificações são devidamente recepcionadas, sendo que as pendências de atendimento são cobradas da contratada executora dos serviços de redes e ramais dentro dos termos contratuais.

Para garantir que o atendimento às notificações da Prefeitura siga sendo realizado com a brevidade necessária, a Embasa reforçará a cobrança junto à empreiteira contratada para a execução dos serviços com a qualidade e celeridade esperados pela população.