A definição de estratégias foi norteada pelo tripé “Demanda turística, Oferta Turística e Governança do Destino” e representa um marco histórico para o município baiano

A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Empresa Lab Turismo, lançou em fevereiro, o Plano Municipal de Turismo para o ano de 2023. Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, a implantação do documento é uma vitória para o setor.

“Agora nosso município vai contar com diversas ações estratégicas para possibilitar a consolidação da visão de futuro de ser uma referência na gestão colaborativa e sustentável do turismo, com a preservação do patrimônio natural e histórico-cultural, alcançando ainda mais o devido reconhecimento no cenário nacional e internacional”, declara o prefeito.

O Plano Municipal de Turismo 2023 é fruto de uma ampla pesquisa que aponta diretrizes, metas, objetivos e mecanismos capazes de fazer o setor avançar, de forma sustentável e continuada, fortalecendo sua importância econômica e social para a população. O Secretário Municipal de Turismo e Cultura, José Alves, destacou o potencial que o turismo sustentável tem para o desenvolvimento local.

“A cada dia, a cidade de Itacaré se destaca mais com a sua política ambiental, principalmente em relação ao ecoturismo. O lançamento do Plano dá um passo importante no objetivo de transformar Itacaré em um grande referencial turístico e sustentável nacionalmente. Por isso ações como esta, de incentivo ao ecoturismo e preservação do meio ambiente, são necessárias”, afirmou o secretário.

Por iniciativa da Prefeitura e do COMTUR, com o apoio do Sebrae, o processo de construção do material se deu a partir da da ferramenta Mapa Estratégico do Turismo (MAPTUR), uma solução da Lab Turismo que viabiliza a gestão e o planejamento da atividade turística de forma colaborativa entre diversos atores do setor público, privado e terceiro setor que estão relacionados ao turismo.

O conteúdo começou a ser produzido em setembro de 2022 por meio de estudos, levantamentos e encontros participativos para a elaboração de estratégias e ações que deverão direcionar a estruturação dos serviços turísticos, as políticas públicas e os investimentos para ampliação do acesso às atividades turísticas e de lazer, assim como os serviços relativos a gastronomia e meios de hospedagem.