Por Redação – Foto Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (27), foi discutida a possibilidade de estabelecer uma Escola de Vela permanente em Salvador, voltada para crianças e adolescentes de comunidades carentes. Participaram da discussão o velejador Aleixo Belov, a gestora da Fundação Aleixo Belov, Larissa Nabuco, o advogado Zilan Costa e Silva e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador (SEMDEC), Mila Paes. O projeto visa instalar a escola em uma casa no bairro do Bomfim, na capital baiana. A proposta é que essa iniciativa faça parte do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável e Inovação (PIDI), uma política pública municipal que oferece incentivos fiscais para estimular a geração de empregos, promover práticas sustentáveis e revitalizar imóveis, visando revitalizar áreas subutilizadas ou degradadas da cidade, promovendo movimento e circulação de pessoas.

O velejador Aleixo Belov informou que o projeto e a documentação para a criação da escola de vela já estão em andamento. Ele expressou sua gratidão ao prefeito Bruno Reis e à secretária Mila Paes por tornarem realidade seu desejo de atender à população carente, proporcionando a oportunidade de aprender velejar, fazer a manutenção de barcos e motores, e adquirir habilidades em mecânica, elétrica e eletrônica naval.

A secretária Mila Paes ressaltou o interesse da Prefeitura na criação da escola, destacando sua importância para o desenvolvimento econômico da cidade e seu potencial transformador na vida de crianças e adolescentes, aproveitando o contexto econômico ligado ao mar e o prestígio de Aleixo Belov nas atividades náuticas.

Larissa Nabuco, gestora da Fundação Aleixo Belov, destacou que a criação da escola está alinhada ao compromisso educativo do Museu do Mar. Ela enfatizou que o projeto será compartilhado com entidades parceiras, reservando uma porcentagem de vagas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, e que a escola terá um projeto pedagógico voltado para o ensino contínuo da vela.