Durante a pandemia, aproximadamente 32% dos brasileiros apontaram o consumo de produtos sustentáveis como prioridade

A mudança na mentalidade que rege as relações entre as pessoas e o meio ambiente tem provocado significativas transformações na sociedade atual, e o setor de cosméticos não ficou imune a isso. Os consumidores estão, cada vez mais, preocupados com a procedência e com os impactos ambientais causados pelos produtos que usam para cuidar do corpo, rosto e cabelo. De acordo com a empresa de consultoria Nielsen, a procura por produtos naturais se tornou prioridade para 32% dos brasileiros durante a pandemia.

Com isso, os produtos que possuem embalagens plásticas,  fórmulas com ativos irritativos ou tóxicos e as empresas que realizam testes em animais estão dando lugar aos chamados cosméticos naturais. De acordo com dados da consultoria Grand View Research, esse setor já movimenta o equivalente a R$3 bi por ano no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2021, o painel Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) registrou  alta de 4% nas vendas do chamado clean beauty.

“Além dos impactos no meio ambiente, muitos cosméticos da indústria convencional são perigosos para a própria saúde humana, pois possuem substâncias que podem agravar quadros de rosácea, dermatite, atopias e alergias. Exemplo disso, são compostos como parabenos, sulfatos, ftalatos, toluenos e formaldeídos”, explica a engenheira Química Maísa Paraguassú.

Para ela, além de ser um ato de cuidado consigo e com a natureza, a escolha por produtos naturais confere uma valorização da biodiversidade e história brasileira. “Produtos como óleo de coco, babosa (aloe vera), linhaça e mel, já fizeram parte da rotina de cuidado da maioria das famílias brasileiras. Hoje em dia, as empresas de cosméticos naturais resgatam essa história e investem em novas possibilidades”, aponta a idealizadora da marca Aqui Brasil, que viu nos números da própria empresa o crescimento na procura por cosméticos naturais.

Mesmo com o longo período de fechamento do comércio ocorrido em 2020, por conta da pandemia, as vendas da Aqui Brasil cresceram 58% no comparativo com o ano de 2019. Nesse período, as compras aconteciam, majoritariamente, através do site da marca. E até outubro deste ano, a empresa já registrou um aumento de 44,26% das vendas em relação ao mesmo período de 2020. Esses dados comprovam a tendência apontada na pesquisa da empresa de consultoria Nielsen.

De acordo com o documento, o equivalente a 32% dos brasileiros adotou o consumo de produtos sustentáveis como uma prioridade durante a pandemia. Contudo, Maísa diz ainda haver entraves para o aumento do consumo dos cosméticos naturais. “Esse é um ramo de negócio cujo crescimento ainda demanda um trabalho de ‘escolarização’ dos consumidores, pois existem muitas dúvidas sobre eficácia dos produtos, termos adotados e uma certa urgência de resultados, mas estamos caminhando”, pondera.

Sobre a Aqui Brasil

A Aqui Brasil é uma empresa baiana de cosméticos naturais, que desenvolve produtos com matérias primas provenientes da biodiversidade brasileira e alinhados com os princípios da sustentabilidade, pois são livres de resíduos que prejudicam a natureza e não são testados em animais.

Os cosméticos produzidos pela Aqui Brasil possuem alto grau de vegetalização e não contam com quaisquer ingredientes de origem animal. A marca tem como princípio a facilitação dos cuidados capilares, através da redução no número de produtos usados para esse fim. Além disso, zela pela qualidade e compromisso sustentável em toda a sua cadeia produtiva.