Careciana Almeida
Certo dia, ao tirar os patins sentada no carro, notei um rapaz se aproximando. Nada disse para mim, mas tentou pedir, ao senhor do carro ao lado, algo para comer. Foi embora sem conseguir terminar o seu “Bom-dia!”.
Já com meu calçado nos pés, fui até ele e dei-lhe o necessário para almoçar. Ele tomou um susto, pois não esperava isso de mim. Ficou feliz, mas nitidamente constrangido por ter me julgado mal.
Nesta semana, ao chegar à Beira-mar, visualizei um lindo boquê de flores num vaso. Minha intuição dizia ser para mim, mas, sem certeza, passei pelo vaso e fui patinar!
Quando terminei minha volta, estava o rapaz, perto do meu carro, a me presentear! Lírios do campo, colhidos naquela manhã, para me dar!!
Hoje, um outro presente ganhei!!!
Ao parar no semáforo, um outro rapaz me ofereceu laranjas. Enquanto procurava meu dinheiro, ele me perguntou: “há quanto tempo você patina?” Na correria de encontrá-lo, só consegui dizer: há um tempinho…
O semáforo abriu, sem eu conseguir achar minha carteira. Para minha SURPRESA, o rapaz falou: “Não se preocupe! Fique com elas!”
Fiquei tão impressionada com a atitude dele que, após ter ido ao mercado, retornei para lhe pagar as frutas e tirar uma foto dele.
Das simples experiências, grandes aprendizados:
– Todo julgamento diz mais sobre o julgador do que sobre o objeto julgado;
– Nem sempre quem cala é porque não tem nada a dizer;
– A ajuda vem de quem menos se espera, pois é sempre mais agradável poder ajudar do que precisar de ajuda; e
– Quem patina na Pista, não patina na Vida!
Nunca desperdicem oportunidades de APRENDER!
E, você, quantos presentes tem ganhado da VIDA???