Previdência Estadual bate recorde histórico em concessão de aposentadorias

Ao longo de 2020, o governo baiano concedeu 6.848 aposentadorias e reservas a funcionários públicos estaduais. Resultado de uma série de iniciativas realizadas no período – incluindo um mutirão com foco no afastamento de servidores com mais de 60 anos -, o número representa um recorde histórico para a Superintendência de Previdência do Estado, consolidando uma tendência progressiva de ganho de agilidade no trâmite dos processos de inativação no Estado.

De acordo com a Superintendência de Previdência, nos últimos 13 anos, houve uma elevação consistente na média anual de publicação de atos de aposentadoria. De 2003 a 2006, por exemplo, esta média era de 3837. No período de 2007 a 2014, passou para 4655, com um salto de pouco mais de 21%. Já de 2015 a 2020, a mesma média chegou a 5779, sinalizando um incremento de 23,9%.

Para o superintendente da Previdência Eduardo Matta, o desempenho alcançado este ano é “fruto de uma trabalho coletivo, de uma parceria intensiva com as áreas de Recursos Humanos dos mais diversos órgãos estaduais”.

Já para a diretora de Administração de Benefícios Previdenciários da Suprev, Joana Pinheiro, os resultados de 2020 se revestem de um significado maior também por conta dos desafios enfrentados. “Foi um ano atípico, que obrigou nossa equipe a se reinventar, seja por conta da necessidade de manter parte do grupo em trabalho remoto para prevenir o avanço da Covid-19, seja pela demanda por atualização de conhecimentos e ferramentas operacionais para nos adequarmos às alterações legais trazidas pela Reforma da Previdência”, conta Joana.

Mutirão

Somente de abril a junho, foi possível viabilizar a concessão de aposentadorias a 2 mil servidores oriundos da Polícia Civil e das secretarias da Educação e da Saúde (Sesab), como resultado de um mutirão promovido em parceria com esses órgãos. “Tivemos a preocupação de priorizar os servidores que se enquadram no grupo de risco para o coronavírus, possibilitando que aqueles com idade mais avançada pudessem se resguardar em casa com mais tranquilidade, ao ter sua aposentadoria garantida de forma rápida”, explica a coordenadora de Benefícios dos Inativos, Rutineia Lopes.

Já entre os meses de outubro e dezembro, a Superintendência de Previdência desenvolveu um projeto itinerante, no qual profissionais da equipe eram deslocados para atuar lado a lado com as equipes de diversos órgãos estaduais, prestando apoio e orientação com vistas a dinamizar o trâmite dos processos. “Foi um processo muito grande de troca de conhecimentos e experiências que permitiu com que os processos saíssem dos órgãos com menos pendências”, resume Rutineia.

Fonte: Ascom/Saeb

35 COMENTÁRIOS

  1. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea shell and gave
    it to my 4 year old daughter and said “You can hear the ocean if you put this to your ear.” She
    put the shell to her ear and screamed. There
    was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had
    to tell someone!

  2. Hola! I’ve been following your site for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you
    a shout out from Dallas Tx! Just wanted to tell you keep up the good work!

  3. Wow that was unusual. I just wrote an really long comment but after I clicked
    submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow,
    just wanted to say excellent blog!

  4. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a friend who was conducting a little homework on this.
    And he actually bought me lunch due to the fact
    that I found it for him… lol. So allow me to reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending some time to discuss this topic here
    on your internet site.

    Here is my web-site … http://www.freeglobalclassifiedads.com/user/profile/209302

  5. Hi there just wanted to give you a brief heads up and let you
    know a few of the images aren’t loading correctly.
    I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different internet
    browsers and both show the same outcome.

    Here is my page :: makershd.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui