Candidatos aprovados na seleção para as bolsas devem comparecer às instituições de ensino e comprovar as informações prestadas na fase de inscrição.

Foi divulgada na noite desta terça-feira, 9, a primeira chamada dos candidatos aprovados no ProUni (Programa Universidade para Todos), em seu processo seletivo de bolsas para o segundo semestre de 2022. As inscrições deste processo terminaram na última sexta-feira, 5, após terem sido prorrogadas em um dia pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, os candidatos aprovados nesta chamada serão convocados às instituições escolhidas para fazer o curso, tendo prazo até o dia 17 de agosto para apresentar documentos e comprovar as informações prestadas durante a inscrição.

O estudante deve apresentar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em suas edições de 2020 ou 2021. Esta nota, por sua vez, deve ser maior que 450 pontos e sem zero na redação. Além disso, o candidato deve provar que concluiu o Ensino Médio na rede pública (completo) ou em uma instituição privada, apresentando o Histórico Escolar fornecido pela escola.

Também são exigidas a carteira de trabalho (ou, se não tiver vínculo ativo, declaração do Ministério do Trabalho), RG, CPF, comprovante de estado civil, comprovante de inscrição no ProUni e comprovantes de renda, como contracheques, extrato do INSS ou o Decore dos últimos três meses. Para concorrer às bolsas integrais (100% da mensalidade), o estudante tem que ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818,00). Já para as parciais (50%), o limite é de três salários mínimos (R$ 3.636,00) mensais.

O resultado da segunda chamada, com a convocação dos alunos para as vagas não preenchidas, sai no dia 22 de agosto. O respectivo prazo para estes alunos apresentarem a documentação vai de 22 a 31 de agosto. Quem não for convocado pode manifestar seu interesse em participar da lista de espera para vagas remanescentes, entre os dias 5 e 6 de setembro.

O ProUni oferta bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior de todo o país, com vagas abertas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Entre as instituições participantes, estão as mantidas pelo Grupo Tiradentes. Ao todo, elas abriram 256 vagas na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), 131 no Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), 136 no Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), nove bolsas integrais de Medicina na Faculdade Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes (Fits Piedade), 74 na Faculdade São Luiz de França (FSLF) e 620 vagas na modalidade de Ensino à Distância (Unit EaD).

As listas com os resultados das seleções podem ser consultadas pelo site do Prouni no Portal Acesso Único, do MEC. Já a lista completa de documentos exigidos e outras informações também podem ser consultadas no site https://www.unit.br/prouni ou https://www.fslf.edu.br/prouni, ou ainda pela Central de Atendimento (0800-729-2100).

Ascom | Grupo Tiradentes com informações do MEC