Em alusão ao dia dos professores, os aprovados no concurso de 2018 do magistério da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) realizaram, hoje (15), uma manifestação em frenta à Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo do protesto era entregar uma petição, reunindo mais de 10 mil assinaturas, pedindo a nomeação dos professores que foram aprovados no concurso. A ação contou com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos Lotados nas Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (Apeoc).

O concurso previa 2,5 mil vagas e formação de cadastro de reserva. No total, são 3.708 aprovados que esperam há mais de dois anos pela nomeação. O professor da rede municipal de Caucaia e aprovado no concurso da Seduc, Isik Bianchini, afirma que a luta é pela nomeação dos 3.708 aprovados até o começo de 2021.

“Estamos já no segundo semestre de 2020 e a situação é bem revoltante, aguardar tanto tempo sem perspectiva de quando vamos ser convocados”, disse o professor. Ele relata que a maioria dos colegas aprovados estão desempregados e têm enfrentado problemas financeiros e psicológicos, “muitos professores estão desempregados, passando por vários problemas, inclusive adoecimento mental, crises de ansiedade, nós esperamos que o Governador se sensibilize com a nossa pauta. É um direito nosso, não é um favor”, afirmou Isick.

Após a manifestação, aprovados no concurso em frente ao Plenário 13 de Maio / Celso Aquino

Aryanny Silva, vinda da cidade de Pernambuco, disse estar bastante decepcionada com a não convocação pelo governo estadual: “A gente tinha uma expectativa muito grande que houvesse a convocação de forma mais rápida, para que estivéssemos logo em sala de aula, pelo menos desde de 2019″. Ar professora está terminando o doutorado e na eminência de perder sua fonte de renda. Diante da demora da convocação, ela procura outras formas de se sustentar, ” mais do que nunca eu estou preocupada, estou terminando a tese de doutorado e minha bolsa também está para acabar. Agora estou vendo outras possibilidades diante da demora da Seduc em chamar os aprovados”, declarou.

Os manifestantes portavam faixas e cartazes pedindo a convocação imediata dos aprovados no concurso e se concentraram na entrada da assembleia, onde foram recebidos pelos deputados estaduais Renato Roseno (PSOL) e Acrísio Sena (PT). Após se dirigirem à entrada do plenário 13 de Maio, foi chamada uma comissão de representantes para apresentar a pauta para os deputados citados e para a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB) que é a atual líder do governo na Assembleia Legislativa.

Entenda o caso

O concurso da Seduc foi realizado em outubro de 2018 para preenchimento de 2,5 mil vagas para o cargo de professor e  mais a formação de cadastro de reserva, totalizando 3.708 aprovados. A homologação do concurso, no entanto, só aconteceu em dezembro de 2019. No momento da homologação foi declarado que haveria a convocação de 500 professores em maio deste ano. Com a pandemia de coronavírus, o governo do Ceará não fez as convocações. O concurso tem validade de dois anos contados a partir da homologação, já completou dois anos sem que nenhum professor seja contratado.

 

Fonte: Brasil de Fato