O Diario da Região – O Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), de iniciativa do Sebrae, tem como objetivo atuar na promoção de melhorias rápidas e de alto impacto, com o propósito de elevar a produtividade das empresas brasileiras em todas as áreas. A ação dura quatro meses e nesse período um agente local de inovação faz o diagnóstico do negócio e, conforme os resultados, apresenta soluções específicas, caso a caso.
Em Juazeiro, no Norte da Bahia, o trabalho dos agentes tem produzido resultados satisfatórios, beneficiando empresas e pessoas de vários segmentos da sociedade.
Na área da educação, a Escola do Cisne é um exemplo bem sucedido. Fundada em 1977, o estabelecimento educacional atende crianças de 2 a 12 anos, no momento, 140 alunos estão regularmente matriculados. Segundo a gestora Maria Conceição Aguiar, a parceria com o ALI nasceu de uma convergência de coincidências positivas. Maria foi apresentada ao programa e convidada para uma reunião através da agente Cirivalda Lopes. A partir disso, a empresária relata que conheceu profissionais de várias áreas e, além da troca de ideias, aprendeu que para inovar não precisa necessariamente ter recursos.
“No meu caso, bastou encontrar as pessoas certas para realizar um trabalho conjunto que atenda às necessidades dos alunos no acompanhamento psicológico e no aprendizado. Dessa forma, ficou evidente que uma parceria com o Espaço Avançar, da neuropsicopedagoga Anne Glória Pereira, e com a Crescere Clínica Terapêutica, da psicóloga Gláucia Karen Soares, apoiada pela também psicóloga Gabrielle Ribeiro Rodrigues, se encaixava perfeitamente nas necessidades da nossa escola, trazendo benefícios para os alunos e, por tabela, para as empresas, isso tudo com o apoio irrestrito dos pais”, explicou.
O encaminhamento da vitoriosa parceria foi facilitado pela ação da agente de inovação Cirivalda Lopes, que identificou os problemas, criou um plano de ação e intermediou o contato com as empresas após reunião com os pais e responsáveis e com a equipe de professores da escola, que chancelaram o projeto.
A pedagoga e neuropsicopedagoga Anne Glória Pereira, gestora do Espaço Avançar, comanda quatro profissionais no atendimento aos alunos da Escola do Cisne, dando assistência nas áreas de aprendizagem, reforço, acompanhamento escolar e atendimento neuropsicopedagógico clínico, em casos identificados como necessário. “A experiência está sendo gratificante. À medida que o nosso plano de ação sai do papel, sentimos que o nosso trabalho pode transformar a vida das crianças por meio da educação”, contou Anne Glória.
Edlan Amaral, gestor de projeto do Sebrae em juazeiro, comemora mais uma conquista do programa em 2022. “Parcerias como essa, construídas ao longo das atividades do ALI, deixa a equipe do Sebrae extremamente feliz porque a intenção do programa, além de elevar o fatuamento e a produtividade, é conectar empreendedores”, finalizou.
Ascom Sebrae