Atividades combinam linguagens artísticas, literatura e tecnologia para estimular universo criativo e lúdico entre adultos e crianças.  Inscrições acontecem até 10 de março

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Escrita Criativa, Musicalização e Criação de Vídeo com Celular,  promovidas pelo projeto Calu Brincante, que lança uma série de iniciativas no mês de março com o propósito de incentivar o universo lúdico e criativo para falar sobre tradição, memória e ancestralidade. As oficinas acontecem de forma online e são voltadas para pessoas acima de 18 anos que desejem desenvolver habilidades criativas, brincantes, tecnológicas e emocionais. As inscrições são GRATUITAS e acontecem até o dia 10 de março através do link: http://bit.ly/oficinascalu.

O projeto contempla ainda uma programação ampla voltada para adultos e crianças, entre eles, a transmissão do espetáculo Sarauzinho da Calu, o lançamento de um cd e jogo eletrônico, além de um seminário para falar sobre educação e ludicidade. A programação pode ser acompanhada  no instagram @calubrincante.

 

Sobre as oficinas

A oficina de Escrita Criativa será ministrada por Cássia Valle, atriz, escritora e idealizadora do universo Calu, que iniciou como livro, foi espetáculo e agora expande para uma gama de ações voltadas a iniciativas lúdicas e educativas. Nessa oficina, Cássia explora a criatividade a partir da ideia de que tudo tem uma história: as que ouvimos, as que inventamos e a que vivemos. Cássia propõe o registro dessas histórias através da palavra como exercício para estímulo da imaginação. A oficina acontece nos dias 13 e 14 de março.

Ator e Músico do Bando de Teatro Olodum, Cell Dantas está à frente da oficina de Musicalização e pretende contribuir para o desenvolvimento da percepção e da prática musical, através do universo lúdico da música, levando a conscientização dos variados ritmos, sons e canções. Essa atividade acontece nos dias 20 e 21 de março e ressalta a valorização da cultura popular brasileira e da coletividade familiar.

Já na oficina de Vídeo com Celular, a artista visual Maise Xavier, que tem mais de 30 anos de experiência no audiovisual como roteirista, diretora, produtora e montadora/editora, segue o conceito de “um celular na mão e uma ideia na cabeça” com a proposta de incentivar, antes de mais nada, experimentações e criatividade. As aulas acontecem nos dias 27 e 28 de março e contemplam técnicas de criação, gravação e edição de vídeo, utilizando como ferramenta os aparelhos celulares.

As oficinas se fundamentam em espaços de experimentação, trocas, aprendizagens e criatividade. As linguagens artísticas, junto com a literatura e a tecnologia revelam um universo criativo de descobertas e imaginação.

O projeto é contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

SERVIÇO

Inscrições: De 22 de fevereiro a 10 de março

Público alvo: pessoas a partir de 18 anos

Número de vagas por oficina: 20

 

Oficina de Escrita Criativa 

13 de março (sábado 14h – 16h) e 14 de março (domingo – 09h – 11h)

 

Oficina Musicalizando com Cell Dantas

20 de março (sábado 14h – 16h) e 21 de março (domingo – 09h – 11h)

 

Oficina de Vídeo com celular 

27 de março (sábado 14h – 16h) e 28  de março (domingo 09h – 11h)