Tenda para gravação das histórias ficará montada ao lado do Mercado de Arte, no centro de Feira de Santana, de quarta-feira (03) a sábado (06).

O resultado será apresentado em setembro, com exposição de retratos na Avenida Getúlio Vargas e exibição de filme documentário na Mostra da Diversidade Cultural.

O Projeto Moradores tem patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal.

Uma grande homenagem às pessoas que vivem em Feira de Santana e suas histórias de amor com a cidade. Isso acontecerá com a realização de uma edição do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio. Trata-se de uma ação de ocupação do espaço público com exposições fotográficas, exibição de filme documentário e ações voltadas à Educação Patrimonial. Visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de Feira de Santana como sendo o maior patrimônio que a cidade pode ter.

Para isso, uma equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas estará numa tenda montada ao lado do Mercado de Arte Popular (esquina da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Sales Barbosa) para fotografar e entrevistar os moradores. O objetivo é registrar as suas memórias afetivas com Feira de Santana. A tenda ficará montada de quarta-feira (03/08) a sábado (06/08), sempre das 9h às 17h. Qualquer pessoa pode participar.

Exposição de retratos e sessão de cinema |

Posteriormente, o material produzido (fotos, vídeos e depoimentos) será transformado em uma exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada na Avenida Getúlio Vargas e num filme documentário, que será exibido dentro da Mostra da Diversidade Cultural, em setembro, no Mercado de Arte Popular. A programação também inclui a montagem de um varal fotográfico.

O Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 22 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 3.800 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial.

A edição do Projeto Moradores em Feira de Santana tem o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, realizado por meio da da Fundação ArcelorMittal, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“Como uma ‘moradora’ de Feira de Santana, há tantos anos, a Belgo Bekaert tem muito orgulho em contribuir para a valorização da cultura e de personalidades que engrandecem a nossa cidade. Ouvir as histórias dessas pessoas e transformar isso numa grande exposição e um filme documentário, é uma maneira de contribuir com a valorização do amor das pessoas por Feira de Santana”, disse Tamylla Novais, analista de Responsabilidade da Belgo Bekaert.

Junto com a Mostra da Diversidade Cultural, o Projeto Moradores integra o programa Forma e Transforma, que atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal |

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal tem o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte.

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas de formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

Sobre a Belgo Bekaert |

A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de

produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Possui nove unidades no Brasil, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

SERVIÇOS

Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio | Etapa Feira de Santana Montagem da tenda para registro da história dos moradores

Datas e horários |

03/09 (quarta-feira) a 06/09 (sábado) | 9h às 17h

Local |

Ao lado do Mercado de Arte Popular (esquina da Rua Sales Barbosa com a Avenida Getúlio Vargas – Centro)