Cerca de 13 mil estudantes de 56 escolas públicas serão impactados na região pela parceria da Ypê com Instituto Brasil Solidário

São Paulo, julho de 2022 – A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, anuncia o início de uma parceria com o Instituto Brasil Solidário (IBS) para implementação do projeto “Jogos de Educação Financeira” em Simões Filho (BA). Com apoio da secretaria de educação do município, a iniciativa vai impactar de forma divertida e educativa cerca de 13 mil estudantes de 56 escolas públicas na cidade baiana.

O projeto está em fase de inscrições para início das atividades em agosto. Serão capacitados gratuitamente educadores da rede pública de ensino e todo o material pedagógico dos jogos educativos será entregue para as escolas participantes.

A proposta da parceria é levar os jogos “Piquenique”, um material pedagógico, lúdico e criativo que ensina educação financeira e o consumo consciente, para os alunos dos anos iniciais de formação e, por consequência, para todos a volta deles.

“A Ypê se preocupa muito em gerar um impacto positivo nas comunidades onde está inserida, trabalhando fortemente em seus pilares de responsabilidade social e ambiental. Acreditamos que a implementação deste projeto com o IBS será benéfica a todos os alunos da região, que poderão aprender mais sobre educação ambiental e financeira para aplicar práticas de consumo consciente em seu dia a dia”, afirma Giovanna Beira, gerente de Responsabilidade Social da Ypê.

O jogo de tabuleiro “Piquenique” traz um formato leve e divertido no qual os pequenos podem imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso, vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como o pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima à realidade desses alunos.

Alinhada à Nova Base Nacional Comum Curricular e com certificação pela Estratégia Nacional de Educação Financeira ENEF, a iniciativa apoia a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente dos objetivos 4 – Educação de Qualidade; e 12 – Consumo e Produção Sustentáveis: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo” e “Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais”.

Sobre o projeto

O projeto “Jogos de Educação Financeira” acontece desde 2017 e vem fomentando um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas, onde alunos a partir de 6 anos de idade já começam a participar de atividades dinâmicas que introduzem conceitos como poupar, empreender e investir, além de abordar outras questões relacionadas à economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

Ao todo, mais de 700 mil alunos já são beneficiados pelo programa no Brasil, com alcance em 184 municípios de escolas das regiões do Maranhão, Pará, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Sergipe, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Minas Gerais, Amapá e Rio de Janeiro.

A parceria com a Ypê permitirá que mais de 30.000 alunos sejam impactados pelo projeto, que tem o objetivo de atingir 1 milhão de estudantes até o final de 2022.

 

SOBRE A YPÊ

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), e mais uma que está sendo construída em Itapissuma (PE). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6.300 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida como Empresa Pró-Ética 2020-2021 pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan e Perfex.