Projeto Heróis em Ação leva conceitos de cidadania a crianças e jovens de Santaluz

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Equinox Gold, envolve a gamificação com a garotada, para gerar intervenções socioambientais e culturais relevantes para a comunidade

Ensinar que cada um pode ser um agente de transformação positiva em seu próprio território, fomentando a criatividade, o protagonismo e o trabalho em equipe em prol de um objetivo coletivo maior. Tudo de maneira lúdica, para que a garotada aprenda se divertindo. Esses são os objetivos do projeto Heróis em Ação, que acaba de começar na região de Santaluz (BA). Implementada pela Evoluir, com o patrocínio da Equinox Gold e a parceria da Secretaria de Educação de Santaluz, a iniciativa abrange duas frentes de atuação: capacitação de educadores na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e a condução de uma estratégia pedagógica desse método, a partir da gamificação com crianças e jovens, para que realizem intervenções e divulgações em torno de uma causa que faça sentido em seu território e ainda possa mobilizar a comunidade.

Essa união entre Aprendizagem Baseada em Projetos e gamificação permite transmitir os conceitos do Heróis em Ação, por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG), inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez. Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis – crianças e jovens participantes do projeto – são convidados para uma aventura que agrega linguagem, mídias e território. Eles deverão mobilizar pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para suas localidades.

Reunidos em grupos, as chamadas ligas, precisam cumprir desafios em sete diferentes estações para alcançar a meta final, sob a orientação da educadora de campo do projeto. As últimas etapas são a exposição das ações realizadas e o planejamento para a continuidade das ações nos próximos anos, com inspiração nas iniciativas já realizadas. “A capacitação dos educadores tem o objetivo de possibilitar sua atuação como multiplicadores dessa metodologia junto às suas escolas, envolvendo oito encontros de formação”, explica coordenadora do projeto na Evoluir, Taciana Begalli.

Ela acrescenta que todos também receberão os materiais necessários para que possam conduzir atividades a partir da metodologia proposta. “Ao mesmo tempo, nossa educadora de campo irá ‘jogar’ o Heróis em Ação com quatro grupos de crianças e jovens, preparando o desenvolvimento das intervenções e das ferramentas de comunicação que vão ajudar a chamar a atenção para as causas escolhidas, em um encontro semanal por grupo”, revela. No encerramento, previsto para o mês de novembro, acontece a exposição de tudo o que as ligas produziram, em formato físico, por sete dias, e de maneira virtual, por 30 dias.

O coordenador de Responsabilidade Social da Equinox Gold, Jauner Torquato, destaca que é motivo de muita alegria, para a empresa, fazer parte dessa iniciativa. “Temos o compromisso de valorizar as ações locais que contribuam positivamente para o desenvolvimento socioambiental e cultural das comunidades em que a Equinox Gold está inserida. E o Heróis em Ação tem essa missão de estimular o protagonismo infanto-juvenil, reforçando a importância de mudanças positivas em prol da sustentabilidade”, afirma.

A secretária de Educação de Santaluz, Nilzene Pereira dos Santos, também comemora o projeto. “Estamos vivendo um momento gratificante e de oportunidade. Com essa parceria positiva entre a Equinox e a Evoluir, a educação fundamental de Santaluz está refletindo sobre o ‘lugar onde eu moro’ e transformando esse lugar em oportunidades para valorizar a cultura local e transformar nossos alunos em Heróis em Ação”, completa.

Sobre o Heróis em Ação

O projeto Heróis em Ação é realizado por meio de um jogo colaborativo, com o objetivo de capacitar educadores, transformar jovens/adolescentes participantes e valorizar seus territórios, cultura e identidade local. A missão de cada grupo (liga) é realizar uma mudança positiva no lugar onde os jogadores moram, sendo que as ligas devem cumprir os desafios de cada estação do jogo para alcançar a meta final. Programa sociocultural aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, seu conteúdo está alinhado às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Sobre a Equinox Gold

Principal produtora de ouro das Américas, a Equinox Gold é uma empresa canadense de mineração, com sete minas em operação, em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além de outros projetos em desenvolvimento. No Brasil, está presente nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais. A empresa tem sua atuação apoiada em uma estratégia de crescimento e diversificação, com a meta de produzir um milhão de onças de ouro por ano. Dessa forma, ampliará, também, as oportunidades de desenvolvimento e de cuidado com o meio ambiente, além de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde está inserida. Em 2021, a companhia totalizou uma produção de 602,1 mil onças de ouro.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional, a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal realidade, por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais: www.evoluir.com.br

Responsabilidade social

Projeto Heróis em Ação está sendo implementado no município de Santaluz (BA), pela Evoluir, com o patrocínio da Equinox Gold e a parceria da Secretaria de Educação de Santaluz.