Foi divulgada nesta terça-feira (27), uma proposta preliminar de cessar-fogo na guerra entre Israel e o Hamas, discutida em Paris, prevê uma pausa de 40 dias nas operações militares, além da troca de reféns por prisioneiros palestinos. As informações foram divulgadas pela agência Reuters, nesta terça-feira (27).
Segundo a agência, a proposta já está sendo estudada pelo Hamas. As negociações envolvem autoridades dos Estados Unidos, Catar e Egito. O acordo prevê o reparo de hospitais e estabelecimentos destruídos na Faixa de Gaza, além do envio diário de 500 caminhões com ajuda humanitária e a entrega de tendas para abrigar deslocados.
Uma das exigências do acordo estudado é que o Hamas liberte 40 reféns israelenses, incluindo mulheres, menores de 19 anos, maiores de 50 anos e pessoas doentes. Em troca, Israel teria de libertar 400 prisioneiros palestinos.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na segunda (26) que espera um cessar-fogo entre Israel e Hamas até o próximo dia 3 de março. O meu conselheiro de Segurança Nacional me disse que estamos perto [de fechar um acordo], mas não está pronto ainda”, disse em entrevista durante uma visita a Nova York.