Por Confraria do NB – Foto Joseph Eid/AFP/Getty Image

Protocolo Lula

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) esteve mais uma vez em solo baiano participando do ato da assinatura da parceria entre os governos Federal e da Bahia para a implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial na Bahia ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de várias outras autoridades. Lula criticou a elite brasileira dentro de uma instituição (Senai-CIMATEC) pertencente à elite brasileira. Lula também não fez nenhum aceno ao pré-candidato a prefeito de Salvador pelo seu grupo político, Geraldo Júnior (MDB). Mas o que novamente chamou à atenção desta Confraria é o medíocre espaço cedido para imprensa baiana cobrir a presença do presidente. Lá no fim de tudo, num local escuro que dificulta a captura de boas imagens e fotos das autoridades. Pelo menos a equipe do governador fez companhia aos pobres mortais da imprensa privada. 

Protocolo Lula II

Não, não é difícil pensar que o melhor e mais respeitoso ambiente seria um cercado na lateral do palco onde o presidente se apresente. Não precisa ser uma mente brilhante em designer de interiores para resolver este pequeno detalhe. Diante deste pequeno detalhe, conversando com um amigo que anda e acompanha os corredores do Palácio do Planalto, ele disse o seguinte: “companheiro, não tem jeito. Vai ter que esperar as eleições para terem boas imagens de Lula. Só nas eleições que liberam. Porque aí se trata de voto, né? De outro jeito só com o fotógrafo oficial do presidente. É lamentável, é desrespeitoso com a imprensa este protocolo, mas não tem jeito. Nem o ministro das Comunicações nem Paulo Pimenta têm força para mudar isso”. 

Aceno de Lula pra Geraldo

Após a participação de Lula no evento na capital baiana, começaram os questionamentos do porque Lula não ter feito nenhum aceno ao vice-governador e pré-candidato do seu grupo político à prefeitura de Salvador. Em resposta à ausência do afago de Lula para Geraldo em seu discurso, o governador Jerônimo disse que “foi um ato institucional”. Sim, de fato foi! E precisamos normalizar o não fazer campanha política em atos institucionais. Precisamos evoluir no fazer política e parar de continuar normalizando práticas de tempos arcaicos do coronelismo eleitoral brasileiro. Se Geraldo não se importou com a falta de umas palavrinhas de Lula, então ele sai grande, sem precisar subir em grade de igreja.

Aceno de Lula pra Geraldo II

Geraldo Junior precisa mostrar que é diferente não apenas em discurso. Mas em comportamento. Mas um aceno de Lula é importante? Óbvio que sim! Lula é um político de nível mundial. Já fez sua história. Lula já acenou para outros candidatos do grupo em Salvador e o resultado vocês já sabem. Agora é a vez de Geraldo fazer sua história e mostrar que as belas palavras de Lula não põem comida no prato de ninguém. É o jeito Lula de ser gestor que resolve alguns problemas. Então quem sabe um dia Geraldo escute de um pobre da cidade de Salvador “Tô contigo porque você melhorou meu bairro e me deu trabalho que garantiu comida na minha mesa e vida digna para minha família. Não porque Lula falou bem de você”.

Legião de Imbecis

O escritor e filósofo Umberto Eco disse que a internet revelou uma legião de imbecis. Quem quer ter paz, não é recomendável se aventurar pelos comentários nas redes sociais. É como se estivéssemos voltado no tempo na era da sociedade selvagem, terra sem lei. Desta vez as inúteis palavras odiosas fizeram como vítima a esposa de Davi, participante de Salvador no BBB24. Davi, com 21 anos, é casado com M. R. de 41 anos. 20 anos de diferença foram o suficiente para jovem mulher ser vítima de haters nas redes sociais. Davi e senhorita M. R., desejamos os mais sinceros votos de felicidades para vocês. Desejamos também que Davi volte para Salvador com a conquista do BBB24. Para os haters, sem medo de pecarmos, desejamos de volta em suas vidas todo ódio que destilam. Se não aprendem com palavras, que aprendam sentindo na pele. Viva a sociedade alternativa!

Colbert vs MDB

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB), declarou na última semana que o MDB pode ter candidato próprio na cidade nas eleições de 2024. Essa investida vai na contra mão da executiva estadual liderada por Alex Futuca e os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima. Em tese, Colbert tem legitimidade para indicar o seu candidato. É o atual chefe do executivo da Princesa do Sertão. Logo, tem essa prerrogativa. Mas no âmbito estadual seu partido está fechadíssimo com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues. Grupo hoje que tem apenas e apenas o nome do deputado federal Zé Neto para concorrer ao pleito e ao que tudo indica, com total apoio do MDB. É aí que surge o problema para Colbert. Será que vai ter força para enfrentar os irmãos Vieira? Pelo menos ele continua no partido. Não surgiu força o suficiente para removê-lo. É uma quebra de braço interessante e nossas apostas já estão na nossa mesa.

Quem é quem na eleição 

Esta Confraria decidiu que não temos nenhum interesse em especular que será o candidato da situação ou da oposição, muito menos seus vices-candidatos. Mais um ano eleitoral entra com o mesmo modus operandi. Só se fala em nomes e nada de projetos para os diversos problemas sociais que temos nas cidades. Por exemplo, Salvador já tem nomes. Bruno para manter o posto pela situação e Geraldo disputa pela oposição. Entretanto, o que temos de projeto para uma capital como Salvador? É só que queremos saber neste momento?

Vice do PT, mulher e negra

E tudo que se fala dentro do grupo político que apoia a pré-candidatura de Geraldo Junior é que o posto de vice seja ocupado por uma mulher negra. De nada vai valer esta prerrogativa se no projeto de governo e principalmente na execução das políticas públicas o negro (a) não estiver no centro das atenções. Qual a cor da pele que predomina nas periferias? Qual a cor da pele que predomina nos empregos mais inferiores da nossa sociedade? Qual a cor da pele que é mais prejudicada com a evasão escolar? Qual a cor da pele que é mais vítima da violência? Qual a cor da pele que predomina nas cadeias do Brasil? Não achem que só porque colocou um negro ou negra numa propaganda ao lado de 10 brancos resolveu o problema da divida social com essa população. Não pensem que colocando uma vice negra resolveu centenário problema de exclusão dos negros e negras na nossa sociedade.

Vice do PT, mulher e negra

É como Sílvio Humberto (PSB) disse para Geraldo no dia que o PSB apresentou as propostas de governo para Geraldo Jr. “Essa cidade tem uma dívida com a maioria dessa população negra que está aqui e que a cada dia se coloca para ser auto representada. Somos os pés, as mãos e precisamos ser a cabeça da nossa cidade. Essa cidade tem um potencial grande e Caetano [Serin] falou aqui dos serviços públicos. Mas todos os lugares onde se tem serviço público, e que é de maioria negra, fica aquém das necessidades dessa população. Seja você pensando na educação, saúde, na segurança, na geração de trabalho para assistência, na geração de trabalho e renda decente para nossa juventude. Temos que se importar com as pessoas. E se importar com as pessoas é colocá-las no centro da política pública. Precisamos fazer políticas pública com essas pessoas”, defendeu o vereador Sílvio.

Corrente (sem elo) do PT

Um grupo de membros do PT de Salvador enviou uma carta para o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores pedindo que seja suspenso o apoio do PT da capital baiana ao pré-candidato à prefeitura de Salvador, Geraldo Júnior (MDB). Os descontentes alegam que a Executiva municipal atuou com “flagrante desrespeito à democracia partidária” De acordo com o comunicado o anúncio “ofende” a decisão do diretório municipal e as regras do Diretório nacional, diz o documento. Vejamos; esses descontentes, cadê a carta criticando a reaproximação do PP com o PT estadual já que no município continuam com Bruno Reis? Cadê a carta criticando Lula cedendo alguns ministérios para o UB de ACM Neto e PP de Arthur Lira? Cadê uma carta criticando a ex-bolsonarista ferrenha Dayane Pimentel em cargo do governo federal? Cadê a carta criticando as retiradas das mulheres dos ministérios para ceder mais espaço pro Centrão? Pode o ex-deputado federal e ex-bolsonarista Tito se filiar no PT mas não pode apoiar Geraldo. O PTista de hoje não é o mesmo de outrora. Bem disse Kannário “tudo nosso, nada deles”.