Com a presença do senador e pré-candidato ao Governo da Bahia, Jaques Wagner, parlamentares e o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, o Diretório Estadual do PT realiza neste sábado, 16, uma reunião na Assembleia Legislativa da Bahia  (Alba) para discutir a construção partidária a organização interna, como a Nova Primavera (formação política), o NEPP (Núcleo Estadual de Políticas Públicas). Na reunião, os membros da Executiva e parlamentares também discutem as eleições setoriais e a conjuntura política na Bahia e no Brasil, o “Fora Bolsonaro” e a preparação do PT para as eleições gerais de 2022.
“Quase dois anos sem fazer reunião presencial do diretório por conta da pandemia, seguindo todos os protocolos de segurança, muitos membros do diretório são também do interior que vieram pessoalmente à reunião. Então, hoje é um dia de alegria e de trabalho. Nós vamos iniciar uma conversa sobre as eleições de 2022. Eu sei que a oposição desde dezembro passado está ansiosa para antecipar esse debate. Nós, do PT, estamos muito tranquilos em relação a isso. O governador Rui Costa está trabalhando para entregar obras, serviço para o nosso povo. Jaques Wagner está trabalhando no Senado Federal para combater a pandemia, para o Brasil voltar a gerar emprego”, disse Éden Valadares.
O presidente do PT Bahia ressaltou que agora, no mês de outubro, a um ano das eleições de 2022, é que o Partido deu início aos debates sobre o pleito do próximo ano. “É um processo de discussão sobre o cenário, a conjuntura e a partir do que decidir o Congresso Nacional, com essa nova regra – a possibilidade de federações partidárias, o fim das coligações proporcionais, a manutenção do fim das coligações proporcionais”.
Éden destacou que enquanto o PT vem trabalhando para diminuir as desigualdades sociais, combatendo a volta do desemprego, da fome e lutando pela vacinação dos brasileiros, a oposição tenta antecipar o calendário eleitoral. “ACM Neto, com o DEM ou União Brasil, que acabou com o partido do avô dele, está na rua tentando antecipar o calendário eleitoral porque não tem muito o que fazer. Saiu da Prefeitura, dissolveu o partido dele e está com muito tempo livre. O governador, não, ele tem muito ainda para fazer, muito para entregar”.
Nos quase dezesseis do PT na Bahia, foram construídas, por exemplo, 24 policlínicas regionais e 2.500 unidades de saúde, com a regionalização dos serviços de saúde para a população do interior. “Já o senador Jaques Wagner está trabalhando firme e forte no Senado Federal para a gente
 encontrar um caminho de saída para esse abismo que o Brasil vive”, disse Éden.
Além do trabalho realizado pelo PT nos quase 16 anos de gestão, que é reconhecido pela população baiana, o presidente do Diretório Estadual falou sobre a importância de Lula no estado, onde é líder de pesquisas de intenção de votos. “Temos no nosso time alguém que mora no coração, na memória do povo baiano que é o presidente Lula. Tenho certeza que o povo baiano quer voltar a viver aquele tempo de prosperidade, de inclusão para todos e todas, de um país que tinha um governo de verdade, que desse respeito a nossa nação, que tivesse orgulho do nosso povo e fizesse mais pra quem mais precisa”.
Ascom PT Bahia