Por Redação- Foto Divulgação

O publicitário e marketeiro baiano Sidônio Palmeira é o novo secretário de Comunicação Social do Governo Federal (Secom). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá oficializar a nomeação de Palmeira nas próximas horas.

A escolha pelo nome de baiano Sidônio Palmeira foi tomada após conversa entre o presidente Lula, Sidônio e o atual secretário, o ex-deputado Paulo Pimenta, na manhã desta terça-feira, 7, no Palácio do Planalto.

O publicitário foi responsável pela campanha de Lula em 2022. Pimenta sai de férias nesta quinta-feira, deixando o cargo vago para Sidônio tomar posse na semana que vem. Pimenta confirmou a saída do cargo ao afirmar que o presidente quer uma pessoa “com perfil diferente.”

“O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com o perfil diferente do que eu tenho. Vamos fazer a caminhada conjunta até a semana que vem. Nós temos o mesmo projeto. Portanto vamos ter uma parceria que não se encerra”, disse ele.

O publicitário baiano ressaltou que será “uam experiência nova” “Essa é a minha primeira vez em governo. É uma experiência nova, interessante”, afirmou. Ele ainda relatou como irá comandar a secretaria:”Tem uma expectiva grande com o governo, tem a gestão e a percepção popular, alinhar esses três é o objetivo nosso. É importante que a gestão não seja analógica. É um papel e uma obrigação do governo mostrar o que foi feito”.

Paulo Pimenta deve retornar à Câmara dos Deputados e é cotado para assumir alguma das lideranças do governo no espaço. Sidônio Palmeira é próximo ao governo petista. Ele comandou as campanhas ao governo do Estado de Jaques Wagner e Rui Costa.

Após o presidente Lula ser eleito pela terceira vez, o publicitário passou a ser visto em importantes reuniões e campanhas no Palácio do Planalto, inclusive em ações relativas à COP30,evento que acontece em novembro em Belém, e no pronunciamento presidencial do fim de ano.

A Bahia, o Brasil e o mundo a um click de distância. Siga nosso canal do WhatsApp. 

Lula reclamava de antigo secretário

O descontentamento de Lula com a área de comunicação não é recente. Desde o início de 2024, o presidente vinha expressando publicamente suas críticas, demonstrando frustração por ainda não estar “colhendo frutos” do trabalho realizado durante o primeiro ano de seu mandato.

O presidente lamentava que as realizações do governo federal não estivessem sendo comunicadas de forma eficaz à população. Para Lula, este é o melhor de seus três mandatos, embora uma pesquisa recente indique que 41% da população não compartilha dessa opinião.

Fontes no Palácio do Planalto afirmaram que a gestão de Pimenta não estava funcionando e a pasta precisava de alguém com perfil mais técnico e também, que entendesse de publicidade na política.