Refrigerante, energético, suco ou até mesmo chá. Na produção de todos esses produtos e muitos outros existe um profissional que é indispensável para que cheguem ao consumidor com segurança e qualidade: o químico. Em 18 de junho de 1956 foram criados os Conselhos Federais e Regionais de Química, a profissão foi regulamentada, e a data foi firmada como o Dia do Químico.

Na indústria de bebidas, a atuação desse profissinal vai desde a avalição das matérias-primas, passando pela condução do processo industrial até o controle de qualidade do produto final.

“Toda indústria de bebidas e alimentos baseia seu sucesso em entregar ao mercado um produto de qualidade e padronizado. O profissional da área busca estabelecer métodos e medições para que esse objetivo seja alcançado”, destaca a engenheira química e responsável técnica da unidade da Indústria São Miguel (ISM), em Alagoinhas, Isabela Carvalho.

Ainda de acordo com Isabela, a ideia principal do trabalho do químico é realizar o acompanhamento de produção para atender os requisitos de qualidade, mantendo, o padrão do produto, além de evitar perdas por desvios desses padrões.

Refrigerantes

Segundo o Conselho Federal de Química [conteúdo publicado no site da instituição], no caso dos refrigerantes, por exemplo, o processo começa com o tratamento químico da água, já que não pode ser utilizada in natura, da maneira como é consumida normalmente. Em seguida, o açúcar é transformado em xarope e recebe adição dos demais ingredientes. O controle físico-químico dos ingredientes que define se está tudo correto para as próximas etapas do processo: a gaseificação e envase.

Segundo Isabela Carvalho, o profissional químico está apto a trabalhar nos setores de controle de qualidade (atuando para cumprimento dos padrões estabelecidos); investigação e desenvolvimento (atuando no desenvolvimento de novos produtos, na busca por tecnologias inovadoras e por soluções para atender a demanda de mercado (escassez de insumos, redução de açúcar, incremento de vitaminas, por exemplo).